Cearense Jonas Bezerra vence o XVII Desafio de Repentistas Estado X Estado em Campina Grande

Campina Grande, 5 de novembro de 2023


Poetas declamaram sobre diferentes temas e proporcionaram um espetáculo no Teatro Municipal 


Repórter: Isabella Silva
Fotógrafa: Micaela Nogueira
Editor: Fernando Firmino



Na noite do último sábado, 4, ocorreu o XVII  Desafio Estado X Estado, maior evento de repente do Brasil, na cidade de Campina Grande-PB. O evento ocorreu às 20h e contou com o Teatro Municipal Severino Cabral lotado, com público desde crianças até adultos, que prestigiaram os repentes. O vencedor da noite foi Jonas Bezerra, do Ceará, em disputa com Jeferson Silva. A cultura que permanece nas raízes dos estados de Pernambuco e Paraíba desde do século XIX, trata-se de uma cantoria realizada de forma “improvisada”, entre uma dupla de repentes com temas surpresas ao longo das etapas. 

O evento é coordenado e apresentado por Iponax Vila Nova desde 2006, o desafio une a cultura regional e familiar com o objetivo de perpetuar o legado repentista e trazer maior visibilidade para essa arte. O poeta e apresentador, ainda comentou sobre a importância do evento: “Não é gasto, é investimento. Povo sábio, cantoria é um espetáculo”. Pedro Santos, secretário de Cultura do Estado da Paraíba, também esteve presente na noite, e demonstrou o porquê de perseverar com eventos como esse: “É uma arte que o nordestino carrega no peito”.  

A Copa do Mundo dos Repentes, definida por Iponax, é composta por 12 repentistas de diferentes estados e possui três etapas até a final. Na primeira fase, os artistas são divididos em seis duplas, em que devem dominar o tema apresentando em sextilhas e, posteriormente, sete sílabas. Na segunda fase, permanecem apenas oito poetas, e passam para semifinal quatro cantadores que possuam o maior domínio e desenvoltura com o modo decassilábico. Na grande final apenas dois repentes disputam o título com o objetivo de ser o grande vencedor do XVII Desafio Estado X Estado. As decisões durante as etapas foram definidas pela comissão julgadora , composta por: Milo Pereira, Geraldo Alves, Djair Olímpio, Aldacir da França, Raimundo Sobrinho e Zé Oliveira. 

O evento, que premiou o ganhador nesta edição com R$ 5.000,00 teve a participação dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, com os seguintes declamadores: André Santos, Biu Dionísio, Felipe Pereira, Gilberto Alves, Gilmar de OLiveira, Hipólito Moura, Ivanildo Vila Nova, Jeferson Silva, Jonas Bezerra, Raimundo Caetano, Rogério Meneses e Sebastião Dias. 

A grande final foi decidida entre Jeferson Silva, do estado do Piauí, e o cearense Jonas Bezerra, em uma disputa de declamações de sete sílabas e modo decassilábico. Os temas sorteados permitiram reações espontâneas da plateia, que suspiraram de alegria, aplausos e risadas como afirmação de que seria uma grande batalha de poesia. O sorteio designou dois temas para ambas modalidades, respectivamente: “na faculdade da vida, eu já fiz pós-doutorado” e “faz é tempo que quero lhe pegar, o destino traçou pra ser agora”.


Jonas Bezerra e Jeferson Silva disputam a final. Foto: Micaela Nogueira

O CEARENSE CAMPEÃO NA PARAÍBA

O poeta, repentista e compositor, Jonas Bezerra tornou-se o atual campeão do XVII Desafio Estado X Estado, após superar as rimas do seu adversário Jeferson Silva.  Após passar por todas as etapas, e se consagrar pela primeira vez campeão, o cearense comenta o sentimento de vitória: “É um sonho realizado estar entre os medalhões da cantoria, e entre as maiores expressões da viola essa noite”. O artista ainda relatou a importância de levar esse título para o seu estado: “Isso é muito importante para nossa terra, o Ceará é um berço de grandes cantadores e me sinto honrado em poder levar para minha cidade de Iguatu, esse troféu de primeiro lugar”. 


Jonas Bezerra ficou emocionado na hora do resultado e dos prêmios. Foto: Micaela Nogueira

Comentários