A beleza através do artesanato: Festa garante vitrine para artistas de Lagoa Seca

Campina Grande, 13 de abril de 2024

Festa em Lagoa Seca  promove a arte regional através do Salão do Artesanato 


Repórter: Eduarda Queiroz e Isabella Silva
Fotografia: Marília Duarte
Edição: Fernando Firmino 


Tipologias de artesanato presente no Salão da Festa do Artesanato de Lagoa Seca. Foto: Marília Duarte

A Festa do Artesanato, que chega a sua 5ª edição este ano, garante ao seu público uma imersão na cultura do estado, principalmente através da exposição e valorização das artes durante o evento, que acontece na cidade de Lagoa Seca. Os talentos múltiplos que são vistos na festa é uma marca registrada e a maior representação cultural  da cidade para  manter seu título da “Terra do Artesanato”. 

O evento é realizado para a diversidade de público existente, porém é inevitável não falar sobre o destaque da festa que é o Salão do Artesanato. Nele, está contida a história do município através do trabalho manual e artístico dos artesãos presentes na localidade, cada um com suas características e formas de viver da arte regional. A vivência do artesanato em Lagoa Seca é vista através do percentual de inscritos na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, com mais de 200 artesãos distribuídos em diversas regiões do município, desde da tradicional arte com a madeira até a culinária na região. 


Artesãs demonstram suas produções em cores e bordados. Foto: Marília Duarte

Pelo grande peso que a cultura carrega na cidade, a exposição do artesanato na festa é destinada a todo e qualquer habitante que tenha interesse em mostrar seu talento para o público visitante, como comenta o secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Lagoa Seca, Márcio Rangel: “Aqui está o que a gente tem de melhor. Não existe uma espécie de seleção para o artesão expor. Tanto é que, ano a ano, vai aumentando o número de artesãos e nós vamos aumentando essa estrutura”.

A festa que em sua primeira edição contou com 25 artistas, hoje se encontra com 50 exposições durante o evento. Uma delas é Maria Lúcia, artesã, que trabalha com a produção de pinturas em tela com temáticas religiosas e a cultura afro, usando as técnicas do acrílico sobre a tela e o expressionismo. “É sempre bom levar ao público o que a gente expressa na arte”, destacou Maria Lúcia. 

Ainda no mesmo movimento artístico que ganha destaque em meio a festividade, nossa equipe conversou com Watson Sillas, que varia suas técnicas utilizando em algumas obras a arte em camadas, que leva maior tempo e dedicação, mas salientou a energia que sentiu durante esses dias. “Desde do primeiro dia de evento a gente sentiu uma energia boa do público que vem, e acompanha nossa arte”, salientou o artesão. 

A coordenadora dos Artesanato da cidade, Vera Lúcia, destacou as expectativas da classe para os cinco dias de festa: “ expectativa é de que gere a economia e que o artesão possa ser cada dia mais valorizado”. Assim, comprovando mais uma vez o compromisso de enaltecimento da cultura artesã. 


Comentários