Demanda de bebidas artesanais cresce durante O Maior São João do Mundo.  

Campina Grande, 22 de junho de 2023

Sucesso das vendas ocorre ao abranger diferentes gostos. 

Repórter: Isabella Silva.

Fotografia: Elisa Bernardo e Marília Duarte. 

Editor: Gabryele Martins


A venda de bebidas alcoólicas aquece a economia no Parque do Povo. Foto: Elisa Bernardo/Repórter Junino

Ao longo dos 32 dias de festa no Parque do Povo, o espaço recebe uma grande parte de pessoas de diferentes locais e culturas, o que faz com que novas formas de venda sejam acionadas para garantir a qualidade do produto para o consumidor. Por isso, a Vigilância Sanitária (Gevisa) de Campina Grande,estabeleceu novas normas de comércio, com o manuseio das preparações de bebidas em frente ao consumidor, para que o mesmo verifique os ingredientes e o que será ingerido. 

Assim, comerciantes seguem a recomendação e buscam alternativas para aumentar o lucro e chamar a atenção da juventude, com drinks artesanais pensados de acordo com o paladar de cada cliente. A nova estratégia vem funcionando e conseguiu grande aprovação do público, que gera grandes filas em dias de atrações musicais mais aguardadas. 


A famosa caipirinha de 700ml causa filas na barraca do Seu Zé. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

No Boteco do Seu Zé, estabelecimento que está há dois anos atuando no São João de Campina Grande, a venda de caipirinhas de 700ml é definida como o diferencial do quiosque. No último ano, a bebida atingiu um recorde de 8.713 vendas e estima-se que em 2023, a saída desses drinks será de 10.000 unidades durante o período festivo. Para garantir uma boa experiência para o consumidor, o estabelecimento faz reposições diárias, trabalha com frutas frescas e o preparo é feito na hora, levando entre 20 e 30 minutos. Everton Martins, um dos sócios do Buteco, comentou sobre as filas geradas durante as noites: “Batemos novos recordes, com a venda de 777 caipirinhas, por isso, dependendo da atração da noite chegamos a ter filas grandes”. 

Procurando trazer história e continuar com o legado para a juventude campinense, o Mix do Bruxo, que está desde 2006 nas vendas de cachaça, atualmente trabalha sem o engarrafamento do produto, que costumava acontecer nos últimos anos. José Alves, o Bruxo, conta que mantém a mesma forma de fabricação e tradição, e ainda declara o amor que tem pela cachaça: “Tenho uma inspiração muito massa, um amor danado que tenho pelas cachaças. Não gostava das que eu experimentava e fui criando as minhas”. 


Mix do Bruxo faz sucesso nas noites do Parque do Povo. Foto: Elisa Bernardo/Repórter Junino

A procura por esse tipo de bebida se torna tão acionada, que a empresa LupePizzas, especializada em outro gênero gastronômico, também começou a produzir drinks artesanais para aumentar o lucro ao longo dos dias. O ponto comercial estimula o público, presente no Parque do Povo, com a utilização de degustação grátis, como forma de dar visibilidade e instigar a compra do produto. “Trouxemos com o intuito de agradar o paladar dos jovens e de todos. Então os drinks levam diferentes adicionais, como licor de café, outros com limão siciliano para agradar a todos”, comentou Bárbara Oliveira, 28, funcionária da LupePizzas. 

O consumidor, que no decorrer d’O Maior São João do Mundo, busca por esse tipo de produto, garante um gosto e experiência diferente do que costuma ser oferecido em festas afora. Daniel Queiroz (23), costuma buscar esse tipo de bebida porque possui suas particularidades e gostos diferentes do que é costume vender: “É uma coisa original, que atende diferentes gostos, algo ousado.”, comentou ele.  


Consumidores procuram originalidade na hora da compra. Foto: Elisa Bernardo/Repórter Junino

Por essas razões, o comércio dentro do espaço do Parque do Povo, se torna a oportunidade perfeita para vivenciar o único, o ousado, além de estimular vendas de artesanais e produtos próprios, com a identidade dos comerciantes.

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