Paraíba do Forró marca lançamento do Repórter Junino com responsabilidade social

Campina Grande, 25 de maio de 2009

Nome dos mais representativos da diversidade musical paraibana, o percussionista Paraíba do Forró é uma das atrações do lançamento do Repórter Junino, nesta manhã de segunda-feira. Dos trens e ônibus da Grande João Pessoa o forró de Paraíba vem ao Sesc Centro de Campina Grande mostrar um dos sons mais originais da rua, acompanhado de zabumba e uma gaita inventada por obra e graça dele mesmo. Em meio a nomes consagrados da música regional, José Antônio Bandeira (nome de batismo) dá uma canja da performance que lhe rendeu documentários, programas de TV em rede nacional e o Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura.

Nascido em 1942, em Itabaiana (PB), Paraíba do Forró divide a fama com os conterrâneos Zé da Luz, Sivuca e Vladimir Carvalho, além do filho adotivo daquela cidade Jessier Quirino. Afinal o músico é herdeiro direto da legendária Vassoura, a sua mãe Isabel Maria Bandeira que, montada numa égua, empunhava a bandeira nacional nos desfiles de 7 de setembro dos idos de 1960 e 70 pelas ruas de João Pessoa. Como o artista não herdou bens, o Repórter Junino se junta à campanha pela reconstrução da casa de Paraíba do Forró na cidade de Santa Rita (PB), convocando a todos a darem a sua contribuição. “É uma questão de solidariedade, mas também é uma oportunidade para prestigiarmos o talento daquele homem de voz rouca e bela ao mesmo tempo, um percussionista citado pelo jornalista João Pimentel, no Rio de Janeiro, na ocasião do lançamento do filme 2000 Nordestes, de Vicente Amorim e David França Mendes, como Um Bob Dylan do sertão na cidade grande”, ressalta o cordelista e educador Francisco Diniz, idealizador da campanha.

Dados bancários: CEF, agência 1914, operação 013, conta 96821-1, em nome de José Antônio Bandeira

Contatos: (83)8867-0050 (Paraíba do Forró), (83)8740-6021 (esposa D. Terezinha), (83)8886-2735 (ONG Pro Dia Nascer Feliz), literaturadecordel@bol.com.br

Comentários