Repórter Junino vence Prêmio Paulo Freire de Extensão do Congresso Universitário da UEPB

Campina Grande, 10 de novembro de 2023

Bolsista Beatriz Virgínia recebendo o certificado do Prêmio Paulo Freire. Foto: divulgação

Durante o Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba, o Repórter Junino foi premiado em primeiro lugar como projeto de extensão da área de Comunicação, dentro do III Prêmio Paulo Freire de Extensão. A aluna bolsista, Beatriz Virgínia Ferreira Duarte Vasconcelos, recebeu a comenda durante a cerimônia de entrega aos vencedores hoje pela manhã no auditório III da Instituição. O projeto é orientado e coordenado pelo professor Fernando Firmino, criador da iniciativa. O Departamento de Comunicação também teve o segundo lugar na premiação com o projeto Luz Negra, coordenado pelo professor Rostand Melo e que se destaca com produção de conteúdo antirracista para redes sociais do projeto.

Repórter Junino tem 18 anos de atividades ininterruptas com a cobertura do São João de Campina Grande, do Nordeste e da cultura popular. Todo ano, 50 alunos e professores do curso de Jornalismo atuam no projeto. Mais de 1700 alunos já fizeram parte atuando com jornalismo digital e cobertura multiplataforma. O trabalho ocorre na Central de Imprensa do evento do Maior São João do Mundo e junto às comunidades com a cobertura intensiva das manifestações culturais de Campina Grande e do Nordeste. O projeto apoia os artistas locais como trios de forró, quadrilheiros, violeiros, artesãos e demais personalidades envolvidas com a cultura popular.


Projeto cobre o São João de Campina Grande no Parque do Povo. Foto: arquivo

Além da cobertura em si das festas juninas, o projeto tem tido intervenções por meio da organização de festas de lançamento do Repórter Junino com participação de artistas, comunidade e alunos e professores do Curso de Jornalismo, além de apresentações artístico-culturais. Em 2019, foi organizado o I Simpósio Forró, com lançamento de filme sobre o Forró na Europa, debates, oficinas e atividades de discussão do principal gênero musical do São João. A II edição do Simpósio ocorre no primeiro semestre de 2024 como forma de abrir espaço para o significado do forró como patrimônio e promoção de oficinas de dança de forró, entre outras relacionadas ao contexto.


Os repentistas têm espaço como cultura popular. Foto: Arquivo

PROJETO É FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

O Repórter Junino capacita estudantes para trabalho jornalístico especializado na área de festas juninas e Cultura popular, além de ser uma memória digital das manifestações culturais como quadrilhas, violeiros, cordelista, trios de forró, artesãos, culinária regional e apoiador de eventos focados nos festejos juninos. Antes de cada edição, o projeto seleciona alunos para atuarem em redes sociais, reportagem, fotografia, entre outras funções. Durante uma ou duas semanas há a capacitação da equipe para o trabalho em diferentes plataformas e contextos da reportagem e de entrevistas. O projeto tem tido o apoio da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande e da Assessoria do evento, de modo a desenvolver plenamente o trabalho no Parque do Povo e outros lugares da festa. Durante os 18 anos, o Repórter Junino tem sido responsável pela revelação de profissionais que hoje atuam na imprensa brasileira em televisão, jornais, assessoria de imprensa, mídias digitais e em pesquisas de pós-graduação.


Este ano a equipe atuou em programa na Rádio Educativa FM

NOVIDADES

Com a maioridade, o projeto está sendo reformulado e trará novidades na edição de 2024, tanto na seleção dos alunos participantes quanto na abordagem da cobertura com investimento em multiplataforma e novos recursos para o trabalho jornalístico. Ao longo do tempo, o projeto em si tem se transformado

Comentários