‘Paraibanês’: O dicionário informal da nossa terra

Campina Grande, 23 de junho de 2010

 

 

Não é difícil reconhecer um paraibano em qualquer lugar do Brasil: As gírias, as palavras ‘sem nexo’, criadas na hora, são uma realidade clara da autenticidade e irreverência desse povo de cultura tão rica e vasta.

No mês de junho, turistas vindos dos mais variados cantos do país, voltam para casa carregando um pouco da nossa cultura, e demonstram curiosidade ao tentar saber o significado das palavras mais usadas por aqui.

É o caso da Enfermeira Amélia Fernandes, natural de São Paulo. Sendo o primeiro ano em que visita o Maior São João do Mundo, ela revela o que acha dos bordões, gírias e vícios, característicos do povo paraibano: “Já ouvi muitas palavras que, pelo contexto, deu pra entender o que eram. Mas outras tive que perguntar o significado”, diz Amélia, referindo-se à palavra ‘boiar’, usada para dizer que algo ou alguém ‘sobrou’ em alguma situação. “Acho inovadoras. Sem dúvida, uma característica peculiar dos paraibanos”, complementa.

Já o comerciante Paulo Silva, natural de Natal (RN), diz que já tem conhecimento de diversas palavras do nosso ‘linguajar’, e que a mais conhecida e divertida, sem dúvida é a ‘ôxente’. “Adoro a forma espirituosa que o paraibano trata as coisas. Sejam problemas ou coisas divertidas, eles sempre têm uma resposta espontânea para dar, o que é mais difícil de ser visto em outro lugar do Brasil”, afirma.

De fato, o ‘paraibanês’, é um marco bastante significativo da cultura popular do nosso estado. São palavras repletas de exagero e humor. Afinal, paraibano não se diverte: Ele “bota pa decê!”.

 

Comentários