Origem da festa junina e seus símbolos religiosos e culturais

Campina Grande, 19 de junho de 2014  ·  Escrito por Breno Weverton  ·  Editado por Ronaldo Júnior  ·  Fotos de Divulgação/ Internet

O São João é marcado simbolicamente pelas comidas, fogueiras, balões, bandeiras, quadrilhas juninas e muito forró. Esse ano é comemorado em Campina Grande os 30 anos da festa, mas vale salientar que essa cultura não é tipicamente brasileira. Grande parte destes símbolos que marcam essa festa que acontece no mês de junho tem origem europeia.

 

Foto: Divulgação/ Internet

É quase impossível não se deliciar das comidas derivadas do milho, não ficar encantado com as decorações juninas e conseguir ficar parado no embalo do forró. Mas quando começou e de onde vem todas essas iguarias aderidas a cultura brasileira?

 

As festas juninas são celebrações católicas que acontecem em vários países. Foi cristianizada na Idade Média, tornando-se a festa de São João. Outros três santos católicos celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13). Em Portugal, as festas dos 3 santos populares marcam o início das festas de verão por todo país.

 

A famosa fogueira, de origem europeia, fazem parte da tradição pagã e incrementada na cultura cristianizada é um atributo para a comemoração da festa do São João (no dia 23). Reza a lenda cristã que a fogueira se iniciou em um acordo feito entre as primas Maria e Isabel, para avisar a Maria sobre nascimento de São João Batista e, assim para ter o auxílio após o parto, Isabel teria de acender a fogueira sobre o monte.

 

As quadrilhas brasileiras, também de origem europeia, tem seu nome originado de uma dança de salão francesa, a quadrille. A dança, veio para o Brasil seguindo interesses da classe média e das elites portuguesas. A quadrilha, como outras danças brasileiras foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igrejas e clubes de bairros. Sendo uma expressão cabocla e da república brasileira.

 

O uso dos balões e fogos de artifício durante o São João, está relacionado com a tradicional fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume veio de Portugal e se mantém em ambos os lados do Oceano atlântico, sendo que na cidade de Porto, em Portugal, onde mais se evidencia. Tem ainda quem diga, que os fogos servem para acordar São João Batista. Os balões serviam para avisar que a festa estava começando, eram soltos cerca de cinco a sete balões para indicar o início da festança. Entretanto, vale salientar que hoje no Brasil soltar balões é uma prática proibida por lei, devido ao risco de incêndios.

Comentários