Escola do interior traz orquestra de flauta e declamação de Cordel para Campina Grande

Campina Grande, 13 de junho de 2016  ·  Escrito por Ingrid Marques e Juliana Rodrigues  ·  Editado por Ivan A. Costa  ·  Fotos de Dalisson Markel

Apresentação do projeto Fino Tímpano

No período de Junho, somos contagiados pelo ritmo do forró e suas tradições. As danças populares, folguedos e arrastá pé são ensinamentos também construídos dentro das salas de aulas. Muitas escolas, principalmente as localizadas em cidades do interior, tentam resgatar a cultura local e fazem isso através de projetos e/ou eventos que possibilitem os alunos  se envolverem com as tradições juninas. O Instituto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Virgem dos Pobres, da cidade de Mogeiro-PB, é um exemplo disso.

Há quatro anos eles vêm a cidade se apresentar no Museu dos Três Pandeiros com o projeto Fino Tímpano do Forró e Literatura de Cordel na praça. Os projetos são compostos pelos próprios alunos que tocam flauta e recitam cordéis. Toda a preparação é feita pelos professores. Segundo a diretora da escola, Gilvandira Sousa da Silva, é muito gratificante vir a Campina apresentar este trabalho. “As crianças gostam muito de se apresentar e quando surge uma oportunidade como essa, elas ficam bastante empolgadas”, ressalta Gilvandira.

Declamação de cordelEste ano, o Instituto trouxe à Campina Grande 40 alunos acompanhados de 13 professores. Foi a primeira vez, esse ano, que receberam o convite para se apresentar e recepcionar os turistas que embarcaram na locomotiva forrozeira no último fim de sábado (11).

Os projetos são desenvolvidos durante todo ano, mas no período junino ganham nova roupagem. As músicas selecionadas e os cordéis declamados exaltam o forró e as manifestações populares da época do São João.

Comentários