Turistas respondem: O que é São João?

Campina Grande, 24 de junho de 2017  ·  Escrito por Roberto Gomes e Rafael Costa  ·  Editado por Emanuelle Carvalho  ·  Fotos de Emanuelle Carvalho

E quando se pergunta sobre o que é São João, o que vem a cabeça? Entrevistamos alguns turistas e eles responderam qual a primeira coisa que lhes vem à mente.

Pessoas de todos os estados do Brasil se encontram no Parque do Povo

Pessoas de todos os estados do Brasil se encontram no Parque do Povo

Não existe tempo ruim pra quem gosta de um bom forró, comidas típicas e entretenimento. No dia como o de hoje a única pedida é diversão e isso tem de sobra. Aqui no São João a idade não importa e não tem hora, encontramos todos os tipos de gêneros, religiões, músicas, regiões e a principal, cultura.

Um dos principais pontos de encontro para se festejar o dia de São João é no Parque do Povo, o local recebe a visita de milhares de turistas durante todo o mês de junho, mas é nas vésperas, em que se celebra a festa do “dono da festa”, que o quartel general do forro recebe um fluxo intenso de visitantes.

Entrevistamos algumas pessoas de diversas idades para saber o que vem em suas cabeças quando se fala em São João, o casal de Salvador Marilândia (64) e Antônio Santana (70) que vieram ao Maior São João do Mundo afirmam: “São João é alegria, somos forrozeiros de pé quente, amamos dançar e estamos amando tudo isso aqui”.  Além de que Marilândia veio comemorar seu aniversario aqui em Campina Grande.

Taise Ferreira (27), diz que: “Não tem outro sinônimo pra descrever o que é São João, é alegria, união já que nós campinenses somos um povo acolhedor e quanto mais, melhor”.

Dona Lucinda Bonfim, 77, é do Rio de Janeiro e esta visitando Campina Grande, juntamente com um grupo de mais 42 pessoas, pela primeira vez. Suas primeiras impressões foram boas, Lucinda elogiou a ornamentação, e as cidades cenográficas além de nos contar sobre suas expectativas para enfim dançar o tradicional forró nas palhoças. “Estou animada de estar aqui e não vejo a hora de dançar um forró nas palhoças, além de que o São João pra mim representa alegria”, conta com entusiasmo em seu primeiro dia na cidade.

Era meia noite quando houve a queima de fogos anunciando o dia de São João, ao som de Elba Ramalho cantando, “Olha pro céu meu amor”, que ficou imortalizada pela voz de Jairo Madruga. Elba trouxe um verdadeiro show, cheio de tradição, além de uma quadrilha.

Vinda de Recife, Carmem Rosas de 66 anos diz que: “São João, é diversão, alegria, dançar forró nos deixa leve e traz uma sensação de muita, mas muita alegria”.

Trazida pelos portugueses no período colonial, surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Afinal o que todos querem no São João, é se acabar no forró!

Comentários