Comunidade São João Batista e a tradição dos festejos juninos nos bairros

Campina Grande, 25 de junho de 2017  ·  Escrito por Ricardo Júnior  ·  Editado por Hyvana Rodrigues
Fiéis prestigiaram a festa promovida pela comunidade São João batista (Foto: Elma Leal)

Fiéis prestigiaram a festa promovida pela comunidade São João batista (Foto: Elma Leal)

Na noite do último sábado (24), longe da multidão do Parque do Povo, a Comunidade São João Batista no bairro do Jardim Quarenta, honrou o título do “santo festeiro” ao promover uma típica festa na noite de São João. A importância de João para o cristianismo, consiste no fato de que foi ele quem anunciou a salvação dos pecadores através da vinda de  Jesus Cristo e por o mesmo  ter sido responsável pelo batismo de Cristo nas águas do Rio Jordão.

A programação da festa iniciou com uma missa especial celebrada pelo Padre Aparecido Francisco Camargo. Um dos pontos altos da celebração foi durante a Aclamação ao Evangelho, onde as crianças da catequese conduziram a Bíblia Sagrada até o altar sob as palmas ritmadas e os olhares encantados de dezenas de fiéis.

 Crianças da catequese e da perseverança na dança da peneira(Foto: Elma Leal)

Crianças da catequese e da perseverança na dança da peneira(Foto: Elma Leal)

A festa seguiu com apresentações de músicas que representam a cultura popular nordestina, como por exemplo, a música “Farinhada”, cantada por Luiz Gonzaga e Elba Ramalho.

A comissão organizadora da festa preparou uma decoração tipicamente junina para acolher os fiéis da comunidade: peneiras de palha, bandeirinhas coloridas, instalação de barracas com venda de comidas típicas para todos os gostos e os tradicionais jogos de argola e pescaria. Todo o dinheiro arrecadado com a venda das comidas, bebidas e ingressos dos jogos será utilizado na reforma da igreja.

Dessa maneira, a festa traz a diversão até a comunidade afim resgatar o  hábito de comemorar o São João de forma tradicional. “Vai fazer sete anos que não vou ao Parque do Povo. Não gosto, acho violento demais. Prefiro festejar aqui no bairro, porque além de ser um ambiente mais calmo, somos todos vizinhos. Isso sem falar que, ao participarmos da festa, estaremos ajudando a nossa igreja, que é o que realmente importa”, disse Dona Solange que reside no Quarenta há mais de 30 anos e sempre participa da festa.

Como faz parte da tradição, o casamento matuto não poderia ficar de fora da festa, e arrancou boas gargalhadas do público presente ao trazer diálogos cantados e bem humorados. Para encerrar a noite da melhor maneira possível, toda a comunidade foi convidada a se entregar ao ritmo do forró e participar de uma quadrilha improvisada.

A artesão Fátima Silva, protagonizou o casamento junino. (Foto: Elma Leal)

A artesão Fátima Silva, protagonizou o casamento junino.
(Foto: Elma Leal)

A artesã Fátima Silva não escondeu a felicidade por ter protagonizado o casamento matuto e conduzido a quadrilha junina junto ao noivo, Fausto Leal. “Fui convidada porque sabem da minha alegria e de como gosto de participar dessas coisas, além de já fazer parte da Comunidade São João Batista. É uma igreja simples, mas que está crescendo a cada dia graças à união e à paz que nela existe. Fizemos uma festa muito bonita, com a presença das famílias que moram no bairro e, sobretudo, em comunhão com Deus”, afirmou.

Ao apostar na simplicidade da festa, a Comunidade São João Batista revelou a grandiosidade de sua iniciativa: preservar os valores e as tradições das festas juninas dos bairros, onde se faz presente a cultura genuinamente popular.

 

Comentários