Campina Grande: São João e Saudade

Campina Grande, 27 de junho de 2017  ·  Escrito por Haline Oliveira  ·  Editado por Djane Assunção  ·  Fotos de divulgação no facebook

Guardadoemmemoriasefilmes

“Não se admire se um dia, um beija-flor invadir, a porta da tua casa, te der um beijo e partir, foi eu que mandei um beijo, que é pra matar meu desejo, faz tempo que não te vejo: Ai que saudade d’ ocê”.

– Ai que saudade d’ocê, Vital Farias

Esse é o sentimento que partilha um grupo intitulado como Campina Grande: Quem se lembra? Que tem o propósito de matar um pouco da saudade da cidade, ou de quem está longe dela, lembrar do passado, criar laços, e claro, fazer amizades.

O grupo, formado na rede social Facebook, foi uma ideia de um grupo de amigos durante uma conversa sobre as lembranças de Campina Grande, como destaca Juliana Villarim, administradora do espaço. “Paulo Sérgio Gayoso Meira, Ricardo Crisanto, Evanilson Dias e Flávio Meira Lima, também administradores do grupo. Comigo, indagavam como ponto de partida, a pergunta: Quem se lembra…? E assim surgiu este lindo grupo para agregar pessoas e lembranças. Foi fundado em 07 de março de 2017, com o alcance de 100 dias de existência e 26.400 membros”.

Campina, histórias e lembranças

  • Qual sua história com Campina Grande?

Em 1980 fui pra Campina Grande para prestar vestibular para psicologia, tenho dois filhos, um nascido no Hospital João XXIII. Hoje moro na minha cidade natal Teresina. Vivi bons tempos em Campina, conheci os melhores lugares da época como: Boião, Maria Fumaça, Bananal, Vale do Jatobá e muitos outros lugares. Fiz boas amizades que persevera até hoje.

Integrante do grupo: Lia Albuquerque, hoje reside no Piauí.

  • O que o grupo representa para você?

O grupo significa o resgate de amizades da minha infância e juventude, reencontro meus colegas de colégio, e recordo os principais eventos da época. Moro em Campina, ela me proporciona todos os dias essa alegria de viver entre amigos, desde os momentos mais intensos de alegria, como construir uma família.

Integrante do grupo: Galba Pedrosa, reside em Campina Grande.

  • E Campina e seu São João?

Sou apaixonada por Campina Grande, é onde nasci e sempre venho para casa, seja para estar com a família, ou passear as margens do Açude Velho.  O período junino é tremendamente mágico, remonta toda a história e raízes de Campina. É sem dúvidas, a melhor época do ano.

Integrante do grupo: Juliana Pinto Villarim, 37 anos, mora em Manaus – AM, trabalha no Poder Judiciário.

Campina: Passado e Presente

Hoje, com participantes de todos os lugares do mundo no grupo, podemos ver como Campina é Grande, não só em nome, mas no quesito de enviar seus filhos para altos voos. No grupo, sem calcular a distância em quilômetros, todos se aproximam virtualmente. O assunto mais abordado é o tempo e suas mudanças. Lembranças são compartilhadas, a exemplo dessas imagens da bela Campina de outrora:

Publicaçõesdogrupo_Quemselembra_

Publicações encontradas no grupo

Mês Junino: Mês de Encontro

Quando a saudade aperta no peito a solução é dançar forró. “ A ideia do encontro com os membros, partiu deles, que interagem bastante, desejosos de um resgate histórico cultural, e de calor humano, haja vista que atualmente as relações afetivas com pessoas, lugares e coisas se encontram cada vez mais superficiais. E assim abraçamos o desejo do nosso grupo realizando o 1° Encontro do Grupo Campina Grande: Quem se lembra? No Clube Campestre, no dia 16 deste mês. ” Relatou Juliana Villarim.

Aproximar-se, conversar, fazer novos amigos, voltar para Campina, dançar forró até o sol raiar, e falar muito “oxente”! O amor à tradição do São João, com fogueiras na rua, comidas a base de milho, alegre quadrilhas e a pureza do forró pé de serra, foram fatores para que os membros escolhessem a banda Os 3 do Nordeste para abrilhantar a festa.

SãoJoaonoFORROCK

Lembranças do São João de Campina Grande

Saudade nem sempre é algo que precisa doer, é assim que o grupo encara o passado e a distância, debatendo fatos históricos e as boas lembranças da Rainha da Borborema, sempre com um ritmo poético para falar do ontem. “Já estou aguardando o próximo evento com alegria e na certeza da qualidade que foi o primeiro. Lembro com saudade da nossa cultura, da originalidade das quadrilhas de rua, e das fogueiras. ” Destacou Galba Pedrosa.

No encontro havia balões decorando o céu, tornando o cenário mágico, além do ambiente familiar agradável. Muitos já planejam o próximo. Para participar do evento era necessário a compra de um voucher, que ficou disponível por pontos comerciais de Campina Grande.

Segundo os organizadores, o primeiro encontro contou com aproximadamente mil pessoas. Se você está longe ou perto de Campina, não deixe de participar do grupo, e saiba que próximo ano será muito bem recebido na festa pelos seus amigos de Campina!

Confira um vídeo com imagens do primeiro encontro do grupo Campina Grande: Quem se lembra?

Comentários