Limpeza com uso consciente da água

Campina Grande, 10 de junho de 2018  ·  Escrito por Pollyane César  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Matheus Araújo e Inaldete Almeida
Sistema alternativo de abastecimento - Foto CODECOM

Sistema alternativo de abastecimento – Foto CODECOM

O São João de Campina Grande-PB também tem responsabilidade ambiental

 

Além da preocupação com a programação do Maior São João do Mundo, o meio ambiente também é levado em consideração pela organização da festa. O Estado da Paraíba ainda vem se recuperando de uma grande crise de hídrica e por isso, um esquema de abastecimento paralelo é montado durante os 30 dias de festa. Com o objetivo de economizar a água vinda do açude Epitácio Pessoa para a cidade de Campina Grande-PB. 

Enquanto o Corpo de Bombeiros armazena água potável para possíveis ocorrências,   todo a manutenção e higienização geral do local é feito através do fornecimento de água não potável. São necessários três poços artesianos para dar conta da demanda, os poços são localizados no distrito dos mecânicos e dois ficam no próprio Parque do Povo.

Proibido esbanjar e desperdiçar - Foto Inaldete Almeida

Proibido esbanjar e desperdiçar – Foto Inaldete Almeida

Os caminhões pipas utilizados pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA),  possuem capacidade para 10 mil litros e são responsáveis pelo transporte diário até as caixas d’água do Parque. O diretor de Limpeza Urbana da cidade, Jomeres Monteiro, destacou o processo realizado com a água: “Mesmo sendo para o não consumo humano, nós tratamos essa água, usamos pastilhas de cloro para poder tirar um pouco das impurezas. Não aconselhamos de maneira alguma, o consumo humano dessa água”. 

 Diretor de Limpeza Urbana Jomeres Monteiro,

Diretor de Limpeza Urbana Jomeres Monteiro

 

A SESUMA, dispõe de uma grande equipe para manter os banheiros em condições dignas de uso durante os 30 dias da festa, contratados temporariamente através de um processo seletivo. Ao todo, são 190 agentes de serviços gerais, sendo 90 funcionário no período do dia e 120 durante a noite.

 

 

 

Comentários