Vila Sítio São João – Cultura e renda

Campina Grande, 11 de junho de 2018  ·  Escrito por Bruna Couto e Pollyana César  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Karla Sylmara

Comerciantes apostam em estrutura ampliada da Vila Sítio São João

 

A Vila Sítio São João foi oficialmente inaugurada no último sábado (09),  recebendo turistas e autoridades do estado para prestigiarem a nova estrutura do local. Espaço de referência durante os festejos juninos de Campina Grande-PB, o lugar reúne vários comerciantes que investem em estabelecimentos  dos mais variados produtos, apostando no alto número de vendas neste período junino. A novidades deste ano, é que a partir de agora, existe a possibilidade de o Sítio funcionar durante o ano inteiro, viabilizando uma renda além do período dessas festividades.

Igreja da Vila

Igreja da Vila

A preocupação com o resgate das tradições do nordeste continua sendo prioridade, com uma ampla estrutura inspirada nos engenhos, museus, igrejas e casas que contam as histórias do povo nordestino, além dos  restaurantes que trabalham com as comidas típicas.

Decorrente das mudanças no espaço do Sítio, os ambientes destinados para os comerciantes também foram ampliados. Luana Silva, trabalha há quatro anos no Sítio São João com a venda de artesanatos e apontou os impactos positivos dessas mudanças: “Bem, aqui acho que vai ser bem melhor, porque nos outros anos o local era alugado, então o custo e benefício ficava bem alto. O espaço aumentou, tem várias outras coisas, mostruários de casas antiga para o turista olhar. O local em si já atraia muito o turista”. Já a Yasmin de Lima trabalha no ramo da culinária há dois  anos e agora está com uma doceria no Sítio e destacou a importância da tradição cultural das comidas típicas: “É muito importante, justamente para manter a tradição, para que as futuras gerações conheçam os doces típicos que faziam na época.”

 

Investimento moderno à moda antiga

 

Além de lojas com produtos tradicionais, a Vila recebe estabelecimentos de outros segmentos, como tecnologia e confecções. A analista de marketing Selma Teixeira, reside em São Paulo-SP, e veio à Campina com um único objetivo: empreender! Selma conta que a marca [de tecnologia] pela qual, atua escolheu a Vila como locação por ter visto no local uma “grande oportunidade de muitas outras pessoas conhecerem a marca”.

Ponto comercial na Vila

Ponto comercial na Vila

No ramo de confecções, uma grande marca de calçados montou uma mini fábrica na Vila, possibilitando ao cliente a experiência de criar o próprio produto. Fátima Giovanelli, coordenadora de marketing da empresa, diz que“a ideia é que eles [clientes], vejam e participem da produção e se sintam inteirados”. A representante ainda salienta que a marca gera mais de 1.500 empregos em Campina Grande-PB, e “tem orgulho em estar aqui e contribuir para um evento como é o Maior São João do Mundo”. Afirmando para a equipe do Repórter Junino que o objetivo é ”manter uma parceria de longo prazo e avaliar uma maneira de estar presente, e fazer um projeto bacana”.  

O idealizador da Vila Sítio São João o vereador João Dantas, destacou a importância do lugar para a economia da cidade no período junino: “Durante o mês de junho, a indústria que mais gera renda em Campina Grande é ‘O Maior São João do Mundo’. A geração de emprego e renda faz com que a cidade se torne o epicentro dessa homenagem aos santos juninos, e a Vila Sítio São João é parte desse projeto (…) termina sendo um passeio pela história”.

Prefeito de Campina Grande Grande Romero Rodrigues e a primeira dama Micheline Rodrigues

Prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues e a primeira dama Micheline Rodrigues

O prefeito da cidade Romero Rodrigues, também estava na Vila e ressaltou o valor econômico do lugar para a terra d’O Maior São João do Mundo: “A Vila Sítio São João é uma coisa fantástica, cresceu demais e é impressionante, se moderniza tanto quanto o São João da cidade. Agora vai ser mais duradouro, e permitiu fazer essa mega estrutura. Pela beleza, qualidade, resgate da história de Campina, do São João, da cultura das raízes. A gente só pode comemorar junto com vocês. É a economia da cidade aquecida num período de crise”. Assim, além de um espaço de resgate cultural da região nordeste, a Vila Sítio São João é fonte de renda para os campinenses.

Comentários