Um grande artista paraibano, digno de ser Gente Nossa! 

Campina Grande, 9 de julho de 2018

 

36978768_1637361309720389_4638612783313715200_n

 

Escritor, músico, compositor, poeta, cantor e professor. Esse é Gilberto José, artista paraibano homenageado em mais um Gente Nossa. Casado com Adnalva Melo, ele também é pai de dois filhos.

De origem humilde, Gilberto José nasceu no sítio Emas, em Caturité – PB em 30 de julho de 1970; viveu na roça e foi criado com muitos esforços pela sua mãe e avós junto aos seus dois irmãos. Aos sete anos foi para escola no sitio Curralinho, na época, ainda distrito de Boqueirão, onde aprendeu a ler e escrever. A partir daí recebeu emprestado de um fazendeiro da região os clássicos da literatura de cordéis como o “Pavão Misterioso” de José Camelo de Melo Rezende e “Proezas de João Grilo” de Leandro Gomes de Barros, tornando-se, desde então, um contador de história no sitio em que morava.

Posteriormente, mudou-se para o sitio Bonita, ainda no município de Caturité. E em 1971, aos onze anos, foi cursar o ensino fundamental II na cidade de Boqueirão e lá também concluiu o ensino médio. Nesse período, Gilberto aliou aos estudos o trabalho numa fábrica de tijolos.

Aos dezoito anos de idade, através de um concurso de redação em 1989, Gilberto fez um intercâmbio cultural no Canadá, na região do Québec, onde permaneceu por sete meses, tendo a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho e de aprender a falar francês. Lá escreveu seu primeiro texto para o teatro, escrito em francês, sendo apresentado na Casa da Cultura, em Game.

Aos vinte anos, Gilberto ingressou em e um grupo de teatro, de volta a Boqueirão-PB. Nesse período também realizou o sonho de comprar seu primeiro violão, e com muito treino, aprendeu a tocar. Influenciado pelas as canções de John Lennon, Raul Seixas e Zé Ramalho, deu os primeiros passos como compositor.

Em 2005 compôs o “Hino de Caturité”,  assim como também foi um dos fundadores da banda filarmônica da mesma cidade. Em 2007 gravou um CD com treze músicas autorais no estilo pop/romântico abordando a temática meio ambiente, paz, amor e justiça Social. Atualmente tem escrito também para o público infantil, como um conto fábula intitulado “O cabritinho Zé e sua turma – Defendendo a caatinga” e um conto em versos intitulado “De volta para a terra desconhecida”, ilustrado com músicas de sua autoria, que pretende publicar em breve.

Atualmente, Gilberto também atua como professor de inglês do 6º ano do ensino fundamental ao 3ºano do ensino médio, além de está preparando mais um CD com musicas de sua autoria.

Garagem Literária

A “Garagem da Literatura” é um projeto liderado pelo músico, que tem como objetivo incentivar o contato de crianças com livros literários. Gilberto José, sua esposa Adnalva Melo, juntamente com seus filhos Thiffane Thielly e Thierry Thaynan, abrem as portas da garagem de casa para contarem histórias para crianças do sitio Curralinho, em Caturité/PB.

ost-1024x283

Click no player para ouvir o Gente Nossa com Gilberto José

Click no player para ver a transmissão ao vivo do Gente Nossa com Gilberto José

Fotos: Arquivo pessoal/Annellyezy Aparecida

Veja também os bastidores do programa!

 

 

 

Comentários