Saiba como cuidar do corpo depois da maratona do forró

Campina Grande, 5 de junho de 2009

Coluna doendo, calo nos pés e corpo dolorido. Conheça as dicas para evitar as dores  no pós-forró

Para a maioria das pessoas que curte o Maior São João do Mundo, não dá para ficar parado ao som da sanfona, zabumba e triângulo. O período junino, é ideal para quem gosta de dançar.

Mas depois de uma noite de muito forró, quem não está acostumado ao pique do São João pode sofrer com dores nos pés e na coluna. O Repórter Junino traz dicas especiais pra quem quer dançar os trinta dias sem perder o ritmo.

Um dos primeiros cuidados deve ser feito antes da dança: o alongamento. Ele ajuda a prevenir dores, prepara o músculo para depois exigi-lo na dança.Para as pessoas que são sedentárias, o cuidado deve ser redobrado, diferente daquelas que já praticam algum exercício físico.

Usar o calçado ideal para esse tipo de atividade pode salvar seus pés e seu São João.Tênis e sapatos que tenham amortecedores, ou aqueles que sejam mais confortáveis são os mais indicados.

“Evite inaugurar o calçado no dia da dança, pois ele ainda não está moldado ao pé, e pode causar formação de calos e desconforto”, ressaltou o ortopedista Andrey Leal.

Para as mulheres que não dispensam os sapatos com salto, um conselho: os saltos largos e quadrados são os melhores, pois dão mais apoio aos pés.

Se você não é profissional e dança por puro prazer, outra dica é fazer um escalda pés antes e depois da dança, com água e gelo ou água morna, pois os dois fazem o mesmo efeito analgésico: relaxar a musculatura.

Se a coluna dói, passe ferro quente em um pano e coloque em cima da cama, depois deite sobre ele. Isso também vai fazer você relaxar.

A campeã do concurso de Rainhas do São João 2009, Ellen Francielly, de 20 anos fala dos cuidados com o corpo antes da apresentação.”Tem todo um preparo muscular com um personal, além de muita massagem”, explica.

O uso das sapatilhas tipo bailarina também ajuda muito a manter o conforto dos pés, evitar calos, bolhas e problemas mais sérios durante a longa jornada de danças. Agora que você tem as dicas do Repórter Junino é só escolher o melhor jeito de arrastar o pé por aí!

Comentários