São João de Campina: Na mala recordação e na memória saudades

Campina Grande, 11 de junho de 2010

O São João de Campina Grande é inesquecível, seja para turistas ou mesmo para aqueles que vivem na cidade e todos os anos tem o privilégio de curtir a maior festa junina da região. “Eu mesma produzo as peças estilizadas há três anos e a venda tem sido bastante lucrativa”, diz Cláudia Barros, vendedora de artesanato no parque do povo.

Empolgados com o grande fluxo de visitantes, os comerciantes do parque do povo investem em produtos e objetos estilizados, que trazem o slogan do maior São João do Mundo. Já Tânia Jorge, em seu primeiro ano como artesã neste São João, espera que as vendas aumentem após o dia 15 de Junho, quando o movimento de turistas aumenta.

A saída desses produtos é bastante positiva, o que demonstra o interesse das pessoas pelos produtos locais. Lucineide Barreto diz que sempre compra lembranças para amigos e parentes que moram longe, já Veridiana Santos, que pela primeira vez visita a festa comenta “vou levar um chaveiro de Maria Bonita para dar de presente”.

No Maior São João do Mundo, lucram consumidores e comerciantes. Os que vendem, ganham um bom dinheiro no mês de Junho e os que compram, levam na memória, recordações, e na mala, lembranças, especialmente artesanais, característica singular da cultura regional.

 

Comentários