Polo cultural embala na batida do coco e da viola os visitantes do São João de Caruaru

Campina Grande, 30 de junho de 2010

Mostrando a diversidade cultural que o São João de Caruaru possui, o Polo Cultural de Repente reuni todas as noites centenas de pessoas e amantes da poesia popular, que acompanham atentamente as histórias e improvisos dos repentistas.

O Polo Cultural abre espaço para apresentações artísticas partindo de três vertentes: coco, viola e cordel. Os encontros mantém viva a história do povo nordestino com temas que sempre abordam na maioria das vezes, causos matutos e relatos de grandes personagens nordestinos.

As apresentações são diversificadas assim como os temas do repente. No polo os visitantes podem assistir ainda, shows de declamação matuta e violonistas; declamações de poesia e cordel; contadores de histórias; encontro de emboladores; esquetes teatrais e grupos de danças.

Para o poeta e jornalista Jénerson Alves, participante do encontro e que já trabalha com poesia de cordel a mais de dez anos, a festa não pode ser restrita somente a cultura de massa, mas é necessário abrir também um espaço para a cultura popular.

“Quando você observa esse espaço aqui e percebe que tem em torno de 200 a 300 pessoas, a gente vê o quanto existe essa força viva no nordeste. E quanto mais se valorizar, mais público vai existir, e aparecer pessoas que gostam e se interessam pela arte popular.” afirmou.
 

Veja a programação para esta terça-feira:

  • 19h30 – Show com os contadores de História- Irmãos Soltos   
  •  20h – Dupla de repentistas: Edmilson Ferreira e Antonio 
  •  21h – Declamador: Espingarda do cordel  
  •  21h30 – Dupla de emboladores: Barra Mansa e Curió de Bela Rosa 

 

Comentários