Repórter Junino lança sétima edição

Campina Grande, 27 de maio de 2011

O Projeto Repórter Junino, do Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba, será lançado na próxima terça-feira (31), às 9h, no próprio Departamento, em Campina Grande. Na programação, figuram quadrilhas, sanfoneiros e outros artistas regionais convidados para uma manhã de cultura nordestina. Na oportunidade, também será apresentado o novo portal  da atividade (www.reporterjunino.com.br).

Entre as novidades, estão a webtv e webrádio juninas e a adoção do conceito de ““Redação em Nuvem”” para a edição e gerenciamento do fluxo de notícias. Mais de 50 alunos foram selecionados para a edição deste ano e passaram por um treinamento para uso de novas ferramentas digitais e conhecimento das dinâmicas do trabalho, que será desenvolvido em duas redações simultâneas: uma na Vila da Imprensa (no Parque do Povo) e outra no Departamento de Comunicação Social. Repórteres e editores estão escalados para os 30 dias de cobertura do São João.

O Projeto já está no seu sétimo ano de existência de cobertura dos festejos juninos em modalidade de jornalismo digital. Durante esse período, mais de 500 alunos já participaram do Repórter Junino, inclusive de outras universidades da região. Na edição 2010, 12 alunos e uma professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se integraram ao projeto.

Os alunos participantes têm a oportunidade de integrar a produção de notícias, reportagens multimídia, gravação de programas radiofônicos para distribuição em podcasts na webrádio junina e produção de programas para a webtv junina. Professores do Decom acompanham e orientam os alunos nas rotinas diárias de produção, transformando essa iniciativa num laboratório de jornalismo digital para os participantes.

Projeto cresce a cada edição

Para o professor do Decom, criador do Projeto em 2005 e um dos coordenadores dessa edição, Fernando Firmino da Silva, com este Projeto, o curso de Jornalismo da UEPB está se tornando um ambiente avançado para a prática de jornalismo digital.  “A cada ano, a atividade cresce e não temos similar no Brasil com estas características de um trabalho intensivo em jornalismo digital durante 30 dias, manhã, tarde e noite, com mais de 50 alunos e professores envolvidos. Ao final, esses alunos saem com uma nova visão da prática jornalística e com novas habilidades. A própria convivência com outros profissionais da área contribui muito para a formação desses futuros jornalistas”, destacou Firmino.

O coordenador do projeto em 2011, professor Arão de Azevedo, também reforçou essa missão do projeto: “Os alunos entram aqui com um texto e ao final do São João, saem com outro, aperfeiçoado pelo trabalho diário e intensivo, além das novas habilidades que adquirem ao longo da cobertura e até antes com os treinamentos que fornecemos. Para este ano, mais de 100 alunos se inscreveram para o processo de seleção. É uma disputa saudável e que dá a dimensão da atividade”.

Os alunos vivenciam, no Repórter Junino, uma interface mais próxima entre teoria e prática para sua formação. Emmanuela Leite, aluna que participa do Projeto pela segunda vez, enfatizou essa perspectiva: “O Repórter Junino, por ser um projeto que já é tradição no nosso Departamento, traz oportunidades para os estudantes trabalharem a teoria aliada à prática. Trabalhamos com atividades contínuas de elaboração de pautas, de saída a campo, de reportagens, feitas com um trabalho que visa à integração da equipe e que tenha qualidade. O aluno tem consciência que este é certamente um portfólio para ele. É um Projeto que tenho uma satisfação enorme em participar”, comentou.

O Projeto Repórter Junino foi criado em 03 de junho de 2005, pelos professores Fernando Firmino da Silva e Águeda Miranda Cabral (também do Decom) e hoje é um dos principais projetos de jornalismo digital do Brasil. No início de cada ano, os alunos passam por treinamento em texto para web, reportagem multimídia, edição de áudio e vídeo, técnicas de reportagem e entrevista, além de introdução as novas tecnologias.

Mais obre a “Redação em Nuvem””

Nesta edição do projeto, os alunos (repórteres, editores, fotógrafos e coordenadores) adotarão o conceito de ““Redação em Nuvem” com a edição dos textos feita exclusivamente em plataforma Google Docs acessada online e que permite edição em tempo real, compartilhamento dos documentos, conversação entre repórteres e editores, trabalho a distância e em qualquer dispositivo com web browser como celulares, tablets e computadores desktop.

O conceito de “Redação em Nuvem” origina-se da ideia de computação em nuvem, em que todas as aplicações podem ser acessadas diretamente na internet sem instalação de programas no computador. Uma das vantagens da adoção dessa plataforma é que além do trabalho a distância, em tempo real e de forma interativa entre a equipe, os alunos poderão acompanhar as revisões do texto, permitindo uma aprendizagem mais dinâmica. O trabalho será, inclusive, potencializado com o uso de dispositivos móveis para essa edição, trazendo inovações e aspectos de convergência jornalística para o Repórter Junino.

Serviço:

Lançamento do Repórter Junino
Data: 31/05/2011 (terça-feira)
Local: DECOM/UEPB (Bairro São José, Campina Grande)
Horário: 9h da manhã
Atrações: sanfoneiros, violeiros, cantores de forró
Contatos para outras informações:
Fernando Firmino da Silva – (83) 9996-9055
Arão de Azevedo – (83) 8801-6197

Comentários