Chargista Júlio César: desenho da logo do RJ

Campina Grande, 6 de junho de 2011

 

A Cabine do Repórter Junino recebeu a visita surpresa do chargista e jornalista Júlio César, o criador da logomarca do repórter junino, o boneco com microfone que caracteriza o projeto. A arte foi criada na primeira edição do Projeto, em 2005,  solicitada pelo professor Fernando Firmino da Silva, criador do projeto na época. Camisas, banners, adesivos, home do site e todos os materiais do projeto estampam a marca.

Júlio explicou que a intenção da criação da logormaca no início era para ser apenas temporária, porém a aceitação do público foi tão grande que até hoje ela perdura como identidade visual do Projeto. “É uma marca para a qual tenho o maior carinho por representar o trabalho dos alunos do curso de Comunicação Social, onde estudei, me formei e dei os primeiros passos como chargista”, vislumbra Júlio César.
Para o professor Fernando Firmino da Silva a logomarca do Repórter Junino casou bem com a proposta. “Quando estávamos preparando o site e as camisetas da primeira versão do Projeto começamos a discutir com os alunos o que poderia representar visualmente o Repórter Junino e o ambiente dos festejos juninos. Surgiram muitas idéias. Júlio César tinha sido meu colega de trabalho no Diário da Borborema e tem um traço e uma criatividade bem próprias. Então encomendei a ele essa arte, que pegou de imediato”, contextualiza Firmino.

Atualmente no sétimo ano, a maioria dos alunos que trabalha como repórteres e editores éfacilmente reconhecida pela camisa com o desenho. Artistas, forrozeiros, barraqueiros e seguranças do Parque do Povo já sabem que trata-se da equipe do Projeto. Após o período junino, Júlio César fará o redesenho da marca ampliando suas possibilidades de uso e permitindo mais dinamismo a mesma.

Júlio César é chargista do Diário da Borborema há 10 anos, deixando sua marca humorística sobre o cotidiano da cidade, da política e do futebol nas páginas do jornal. Além disso ilustra diversos materiais de divulgação usados em agências de publicidade, revistas, jornais e outros, além de participação em salões de humor, tendo sido premiado em alguns deles.
Ele  trabalha também para outros estados como é o caso de Rio Grande do Norte e Pernambuco, tendo seu trabalho requisitado para a estampa de alguns estandartes de quadrilhas juninas, além de ter outras habilidades como fotos, caricaturas e produção gráfica.

“Neste período junino o trabalho aumenta devido a demanda dos restaurantes e de barracas que aderem a temas regionais característicos do São João e aí entra meu trabalho com a produção das charges”, destaca. César também é o criador da logomarca do Diário Junino, jornal que circula no Parque do Povo  durante o Maior São João do Mundo.

[Edição: Fernando Firmino da Silva]

Comentários