A Vila do Artesão abriga 77 lojas com 300 artesãos

Campina Grande, 7 de junho de 2011

Um local que reúne todo o talento e criatividade dos artesãos paraibanos, o artesanato vem conquistando e abrangendo vários setores sociais. O artesão utiliza sua habilidade para produzir objetos com aspectos culturais e criar seu próprio estilo, contribuindo para a economia e o turismo da cidade, além de aumentar a sua renda.

Para dar visibilidade ao trabalho foi inaugurada em 16 de dezembro de 2010 a Vila do Artesão,  em Campina Grande,  um espaço gerenciado pela Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE) que beneficia mais de 300 artesãos, que comercializam os mais diferentes produtos feitos de couro, bolsas, artigos em madeira, bijuterias entre outros.

No total são 77 lojas com no máximo 4 artesãos em cada uma, que dividem os horários de trabalho. Segundo a coordenadora da Vila do artesão, Ivanilda Ventura, para se tornar sócio da Vila é necessário fazer uma prova de habilidade em que o artesão traz peças prontas para que seu trabalho seja analisado.

As obras da Vila do Artesão foram iniciadas em Julho de 2009, com um terreno de 5.880 m² e uma área de construção de 2.775 m², representando um investimento superior a R$ 2 milhões com emendas do senador Vital do Rego Filho, na época deputado federal e Luiz Couto. De acordo com Lindinaldo Antônio do Nascimento, especialista na arte com madeira, existem peças que demoram meses para ficarem prontas, mas no final vale a pena ver sua obra elogiada por várias pessoas.

Os artesãos pagam uma taxa de aproximadamente R$ 70,00 por mês. A Vila possui áreas para a produção de artesanatos como serralharia, forno cerâmico e serraria, conta também com um amplo estacionamento privativo, banheiros, centro administrativo, praça de alimentação (com a especialidade de vender comidas e bebidas regionais) e, em alguns finais de semana, promove shows com voz e violão. Possui um auditório para 110 pessoas (com banheiros, camarins e sala de espera), onde ocorrem palestras e reuniões com os artesãos.

Para o artesão Fernando Pessoa, a arte deve ser trabalhada de forma ecologicamente correta, dessa forma ele reaproveita o pó da madeira para produzir seus quadros. Para conhecer um pouco mais do seu trabalho acesse o blog http://dudalumadeira.blogspot.com.
A Vila é um espaço cultural nordestino preparada para receber a visita dos campinenses e turistas e  fica localizada na Rua Elpídio de Almeida, bairro São José e estará aberta o ano inteiro com atrações especiais no São João com seu horário de funcionamento de terça-feira a domingo das 10h às 20h.

 

Editado por Aluska Cordão

Comentários