Dicas para não exagerar na alimentação

Campina Grande, 8 de junho de 2011

Por conta das colheitas, a maioria dos pratos juninos só são preparados nessa época do ano, por isso as pessoas aproveitam para matar a vontade e o desejo de degustá-los. As opções variam entre pé- de- moleque, cocada, pamonha, canjica, tapioca.  Os pratos dão água na boca e muitas calorias.

A nutricionista Poliana Gurjão, deu dicas de como não exagerar nesse São João.

Segundo ela, alguns alimentos utilizados nas delícias juninas, se consumidos com moderação, chegam a ser importantes nas funções nutritivas, “ o ideal é provar um pouco de tudo desde que seja em pequenas porções”.

Para diminuir o valor calórico das receitas, os ingredientes podem ser substituídos por produtos light. Para as pessoas que sofrem com diabetes ou sobrepeso, fica a orientação “é recomendado trocar o açúcar por adoçantes, o queijo de coalho normal pelo light, o leite integral pelo desnatado”.

Ainda de acordo com a nutricionista, o milho é um alimento energético e contêm grande quantidade de amido, rico em fibras, pobre em gorduras e fonte de vitamina A. Além de ser um alimento gostoso, regula o trânsito intestinal.

Poliana salientou que o alimento junino menos calórico é o milho assado ou cozido. “Devemos evitar, por exemplo, a manteiga para acompanhar o milho cozido, assim diminuímos as calorias ingeridas”.  Portanto, nesse São João não é preciso abdicar destes pequenos prazeres da culinária local, é só manter o cuidado para não exceder na alimentação.

Editado por Bruna Más

Comentários