Venda de milho ajuda renda de comerciantes

Campina Grande, 8 de junho de 2011

No período junino, muitas pessoas aproveitam para ganhar dinheiro preparando e comercializando comidas típicas da época. As receitas variam, mas o ingrediente que predomina é o milho, que garante um bom retorno ao término do mês.

É normal encontrar vendedores de milho como Maria José da Silva, 40, que compra o milho na Feira Central de Campina Grande e comercializa em uma barraca que possui, o produto assado ou cozido, de maio a junho ela disse que fatura cerca de R$ 150,00 semanalmente. “Dá pra ganhar um dinheirinho extra no fim do mês”.

Maria disse ainda que sua barraca vira ponto de encontro, principalmente dos aposentados. “A gente vem aqui bate um papo, encontra os amigos e ainda come milho assado”, diz José Alves frequentador da barraca.

A aposentada Maria Pereira, depois que parou de trabalhar resolveu vender comidas à base de milho para ajudar na renda da família. “Isso serve de ocupação pra mim e ainda ajudo nas contas da casa”. Ela prepara pratos como canjica, pamonha e bolo de milho e vende em sua própria casa, nos dias de mais movimento consegue faturar cerca de R$ 50,00 .

Já a dona de casa Francisca Chaves, 50, todos os anos reúne a família para ajudar no preparo das comidas e fazer um grandes banquetes juninos. “Todo mundo ajuda e no final tudo vira uma festa, o segredo é o amor e carinho com que faço a comida”. Dona Chiquinha como é conhecida, ainda falou que as crianças são as que mais se divertem ajudando, porém alertou que os adultos tem muita atenção com relação aos perigos existentes na cozinha. “O que mais elas gostam de comer é o bolo de milho com leite condensado que eu faço”.

Edição: Walter Miro e Carmem Nascimento

Comentários