RJ mostra receita de Pamonha Cremosa

Campina Grande, 8 de junho de 2011

As festas juninas são conhecidas pela beleza das quadrilhas, fogueiras e bandeiras coloridas. Mas o que não pode faltar são as comidas típicas. Uma delas tem sabor de milho, pode ser doce ou salgada e normalmente é servida enrolada na palha do milho.

A pamonha, herdeira tradicional da culinária caipira faz toda a diferença na festa de São João, e também ocupa um espaço na gastronomia sofisticada. A paulista Gabriela Gradim, 28, declarou que as comidas típicas do São João também agrada os paladares mais requintados.

Gabriela é Chef de cozinha,e usando a criatividade e os conhecimentos da alta gastronomia, modificou a receita original da pamonha e conseguiu dar um toque de requinte nesse prato que faz parte do cardápio de muitos nordestinos.

Para fazer a receita ela lembrou dos tempos em que via uma kombi com som em cima anunciando: “Pamonha, pamonha, pamonha de Piracicaba”.  “A receita caiu no meu colo, pesquisava por bolos de milho quando lembrei da maravilhosa pamonha de Piracicaba e resolvi modificar a receita original, trazendo-a para o meu gosto”.

A jovem chef de cozinha disse que o resultado da receita foi tão satisfatório, que nos eventos que ela realiza é um prato muito pedido. “O resultado dessa fórmula foi uma pamonha deliciosa e bastante versátil, podendo tranquilamente figurar como entrada, primeiro prato, ou mesmo como uma guarnição em pratos com aves, peixes e carnes”.

Confira abaixo a receita de Gabriela Gradim.
Pamonha Cremosa
Rendimento: 3 porções de 50gr ou 2 porções de uma refeição leve.
Ingredientes:

1 espiga de milho – debulhar e bater o milho/ reservar sua palha inteira

3 gr. (1/2 colher de chá) de sal fino

10 gr. manteiga derretida

40 gr. de queijo cremoso (catupiry)

30 gr. de queijo meia cura cremoso cortado em quadrados pequenos

Salsa de coentro para acompanhar

1/2 cebola roxa cortada em plumas

3 tomate cereja cortado em rodelas finas

12 folhas de coentro

15 ml (1 colher de sopa) azeite extra virgem

5 ml (1 colher de chá) de suco de limão tahiti

Preparo:

Juntar os ingredientes e misturar.

Fazer saquinhos de pamonha com filme: forre um ramekin (pote pequeno de cerâmica) com filme e coloque 1 colher cheia da mistura (pamonha), retire o ar e amarre. O rolo de filme deve ter 40 cm de largura para que o pacotinho fique bem fechado, que evitará o vazamento durante o cozimento.

Em uma panela com água fervente coloque os pacotinhos de pamonha para cozinhar por 40 minutos. Essa coisa de cozinhar a pasta da pamonha em pacotinhos de plástico evita que que os líquidos se dispersem na água do cozimento, o que ocasionaria perda de sabor e uma consistência mais dura e seca como as das pamonhas que normalmente vemos por aí (cozidas na própria palha).

As folhas de palha devem ser secas no forno. Lembrando que elas serão usadas apenas na decoração do prato.

Montagem:
Servir quente junto com a salsa de coentro em cima da folha de palha.

Editado por Bruna Más

Comentários