Música eletrônica no São João

Campina Grande, 1 de julho de 2011

O Forró, como todos sabem, é o ritmo musical predominante nos 30 dias de festa em Campina Grande. Mas, aos poucos, alguns espaços são cedidos para diversos outros ritmos que se inserem no gosto popular.  Assim acontece com a música eletrônica, que começa a ser ouvida timidamente entre as barracas do Parque do Povo.

Pelo PP podemos ver diversas caixas de som, amplificadores e vários outros instrumentos que levam uma grande variedade de músicas nordestinas aos ouvidos dos que passam. Entre estes aparelhos, algumas barracas com luzes azuis ou roxas se destacam, junto a essas luzes, a característica “névoa”, criada pela junção de gelo seco e água. Além destas duas características que encontramos em baladas, a música eletrônica é tocada para os frequentadores das barracas.

“Este é o meu segundo ano trabalhando com música eletrônica no período junino, e, pela aceitação do público, continuarei com o projeto”, disse Catarina Gurjão, proprietária de uma das barracas. Catarina conta ainda que a ambientação e a música fazem com que um público mais alternativo vá a sua barraca.

Diferentemente da maioria dos outros vendedores, Catarina enfoca outros tipos de bebida além das tradicionais, cerveja e cachaça. “O absinto e a tequila são os mais procurados pelos meus fregueses”, afirma.

Música eletrônica, funk e jazz são os ritmos mais tocados nesses locais e vem ganhando espaço no Parque do Povo. Em edições anteriores, as barracas de músicas eletrônicas juntas somavam cerca de 5; nesta edição, estima-se que o número chegue ao dobro.

Editora: Thayze Fernandes

Comentários