Ritmos nordestinos embalam o 2º Arretado Star, no Parque do Povo

Campina Grande, 5 de julho de 2018  ·  Escrito por Pâmela Vital e Vitória Nunes  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Sara Lucena

O nordeste estava em alta na noite da terça-feira, 03, no Parque do Povo. Isso porque aconteceu o segundo dia de apresentações do Arretado Star, competição de bandas paraibanas que presenteiam o público com muito xote, xaxado, baião e, ainda, o autêntico forró pé-de-serra, na parte onde hoje é a vila gastronômica.

Os Anselmos Foto: Sara Lucena

Os Anselmos      Foto: Sara Lucena

Em sua segunda edição, o evento patrocinado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e a empresa Medow (Aliança), trouxe doze grupos para fazerem suas performances no Palco Cultural Ton Oliveira. Os cantores, Abdias e Forró Novo, Débora Nunes, Os Anselmos, Gente da Serra, Forró Trakino e Ralando Coco mostraram, nos 10 minutos permitidos, um misto de ritmos nordestinos que embalaram os presentes até mais de 22h. da última terça-feira. Destes, apenas dois poderão seguir para a final na noite de hoje.

Era cerca de 19h30min quando a primeira banda, Abdias e Forró Novo, iniciou o segundo dia de competição. Pouco antes dos primeiros acordes da sanfona, César Ricardo, 28, locutor do Palco Ton Oliveira e do Palco Galante, convocava aqueles que visitavam o quartel general do forró para dançar um pouco do ritmo “da terra”. “A nossa expectativa é que, através do Arretado Star, mais bandas e forrozeiros se interessem por nossa genuína e autêntica música nordestina”, comentou em entrevista à equipe do Repórter Junino.

A turista de São Paulo, Maria Goreti, 65, está encantada em o seu primeiro dia no Parque do Povo. “Estou adorando! Pretendo vir todos os dias até sábado, quando volto. Já que não temos esse forrozinho lá na minha terra, tenho mesmo que aproveitar, não é?”, falou entusiasmada enquanto fazia filmagens das apresentações para enviar aos conterrâneos paulistas.

Os campinenses também se fizeram presentes na festa. Antônio Correia, 73, foi a alma do local. Dançando todas as músicas, ora com a mulher, ora sozinho, o visitante chamava a atenção por sua simpatia e desenvoltura no arrasta pé. “Minha filha, venho os trinta dias de festa. Ano passado, gastei três pares de sapato e ainda perdi três quilos de tanto dançar!”, declara, durante uma das pausas para troca de bandas. “Toda a vida estive aqui, só que esse ano perdi cinco dias por uma virose. Estou tentando recuperar o tempo perdido”, diz contente exibindo seus passos de dançarino nato para os curiosos do lugar.

Quem também esteve no evento foi Andreza Medeiros, 42, para apoiar seu irmão, integrante do grupo “Gente da Serra”. “Sou suspeita pra falar, mas foi lindo! Tá no sangue… Meu pai foi Severino Medeiros, um grande sanfoneiro. Não pode ficar pra trás, né?!”, brinca, antes de saber o resultado da noite que levaria o grupo para as finais.

Arretado Star - semifinal Foto: Sara Lucena

Arretado Star – semifinal Foto: Sara Lucena

Com uma competição árdua e extremamente acirrada, cinco jurados de renomado conhecimento popular e musical foram convocados. Alexandre Tan foi um deles. Também compondo a banca de seleção no ano passado, ele afirma analisar minuciosamente cada apresentação. “Em 2017 foi bom, mas nessa edição houve uma evolução enorme. Somos responsáveis por julgar baseados em quatro critérios: melodia, harmonia, execução e apresentação. Viemos para enaltecer a nossa cultura e o Arretado faz isso muito bem!”, conversa com a equipe de reportagem.

O relógio passava das 22h quando o anúncio trouxe o nome dos dois vencedores: Os Anselmos, trio de Pocinhos com raízes profundas em Campina Grande, e Gente da Serra, grupo recém-formado, dono de uma torcida vibrante no Parque do Povo, caíram nas graças da comissão e competirão com outras duas bandas selecionadas na segunda feira pelo prêmio de primeiro lugar, R$ 10 mil, e segundo, R$ 5 mil.

Vencedores no ano passado, Os Anselmos é um trio formado por dois irmãos e um amigo, Erivelton e Evanilson Nóbrega e Aércio Santos. Vivendo há anos da música, eles afirmam que se apresentar sempre é uma grande emoção. “Estar aqui, mais uma vez, mexe com a gente. Somos agradecidos por outra oportunidade de mostrar nosso trabalho e viemos, sim, pra ganhar”, confirma, apesar de achar que a disputa está mais difícil esse ano. “Nosso diferencial é que todos os três são vocalistas. Trabalhamos bem a voz durante o resto dos meses para dar o nosso melhor no São João”, confessa animado pela perspectiva da vitória.

Já a banda Gente da Serra, se mostra animada e esperançosa com o resultado positivo que alcançou na noite de terça-feira. “A gente tá feliz demais, e esse é um reflexo da quantidade de preparo e ensaios que fizemos. Confiamos muito em nosso potencial, apesar do projeto ter só um ano de vida”, argumenta otimista Amaro Neto, vocalista do grupo.

Convidados para participar representando a Paraíba no festival “Forró de Itaúnas”, em Itaúnas, ES, Amaro fala que, caso ganhem, o dinheiro será revertido todo para a viagem. “Apesar de participarmos do 2º Arretado Star, não temos patrocínio de ninguém. Então, estamos lutando para conseguir a melhor posição para mostrar o nosso trabalho suado e, ainda, seguir caminho para o Espírito Santo mais aliviados ”, desabafa enquanto se despede da equipe.

Valorizando os ritmos originais da região, o Arretado Star terá sua final na noite de hoje,05 de junho, a partir das 19h, no Palco Ton Oliveira. Além dos jurados, a população também poderá votar na sua banda favorita pelo aplicativo do Maior São João do Mundo, disponível no GooglePlay e IOS. Depois da divulgação dos vencedores, o forró continuará a animar todos que comparecerem ao evento, conforme programação veiculada pela Secretaria de Comunicação da cidade.

Vale a pena fugir um pouco dos shows no Palco Principal e aproveitar um espaço mais familiar, repleto de opções culinárias e do mais autêntico e charmoso forró pé-de-serra da região. Você não pode perder!

Comentários