São João de Campina Grande é rico também em artesanato

Campina Grande, 17 de junho de 2019  ·  Escrito por Iara Lima  ·  Editado por Edson Tavares  ·  Fotos de Anderson Luiz

Diversidade de produtos artesanais estão disponíveis nos diversos pontos turísticos d’O Maior São João do Mundo.

Levar algo que te lembre sempre da maior festa de São João do Mundo

Forrozar no São João é de lei, e O Maior São João do Mundo recebe inúmeros turistas de todo o Brasil, e também estrangeiros. Tanto os turistas quanto a população local gostam de levar alguma recordação para a família ou para si. As famosas “lembrancinhas” podem ser de várias origens, produções e  valores, mas o trabalho realizado por artesãos sempre prevalece.

Em Campina Grande, são encontrados artesanatos em diversos pontos turísticos, como a Vila do Artesão, o Salão de Artesanato da Paraíba e no Parque do Povo. Neste, o Quartel General do Forró, se concentra grande parte dos forrozeiros e turistas, por isso as possibilidades de vendas são bem maiores.

 

As pedras em colares e pulseiras são muito utilizadas hoje por pessoas que acreditam obter ajuda em suas relações pessoais.

Na loja de Erivelton da Silva, Branca Beltrão e Maria Judivânia, há uma variedade de acessórios, como brincos, anéis, pulseiras e  chaveiros. Todas as peças personalizadas são produzidas por eles, e uma característica da loja são os produtos que atribuem significados como o Quartzo Rosa (pedra rosa), pedra do amor: elimina sentimentos negativos, como culpa, raiva e ciúmes; e o Quartzo Azul (pedra azul), pedra da tranquilidade: ajuda no desenvolvimento da tolerância e celebra a paz e a tranquilidade.

Para quem não é apegado a esses significados, pode escolher camisas tipicamente nordestinas, feitas em malha, ou produtos de artesanato personalizados em MDF, como porta-chaves, porta-celular, porta-controle, canecas, chaveiros, imãs e quadros. Na loja de Socorro de Queiroz, no Parque do Povo, o movimento está sendo bom, porque, segundo a artesã, o povo gosta de levar ao menos um chaveiro. Os valores variam de R$ 3,00 a R$ 30,00.

Tipicamente nordestinas, as camisas personalizadas com dialetos da região são adquiridas por turistas e também pela população local.

 

Comentários