Unindo Gerações: O São João de Campina Grande vira celebração familiar

Campina Grande, 7 de junho de 2023

O São João tem conquistado cada vez mais espaço como uma festa familiar, sendo evidente o aumento da presença de grupos familiares no Parque do Povo. 

Repórter: Virgínia Vasconcelos

Fotografia: Gabryele Martins

Edição: Alberta Figueirêdo 

A criançada faz cada vez mais parte da plateia da plateia junina FOTO: Gabryele Martins     

Desde seu início, as festas juninas envolvem diversas faixas etárias e ajudam diferentes gerações a formarem laços que perpetuam as tradições da cultura nordestina para as novas gerações.  Essa tendência de maior participação das famílias no São João reflete o caráter acolhedor e festivo dessa celebração, que preserva tradições e reafirma a importância de estreitar os laços não só com parentes, mas com a cultura nordestina. Algo que não seria possível sem uma estrutura adequada e um bom sistema de segurança,  tornando os festejos juninos do Parque do Povo mais acolhedor e cômodo aos presentes que se sentem à vontade para incluir membros da família que precisam de mais atenção, como idosos e crianças, na festa. 

 Dona Loura, 52 anos, veio do Rio Grande do Norte conhecer o São João de Campina Grande. A convite dos netos Caio Matheus e Ana Beatriz, aproveitou bastante o evento no conforto das Ilhas do Forró, que não estavam tão lotadas quanto o Palco Principal. “Eu gostei muito da festa, muito organizada e limpa, da para se divertir e dançar bastante, eu com certeza quero voltar mais vezes”, comenta.

 Mas apesar da sua capacidade de atrair públicos de todas as faixas etárias, nem sempre existem atividades disponíveis para entreter todas elas. Os presentes na festividade dizem sentir falta de algo que não seja projetado para o público adulto. 

 Parque do povo vem sendo ocupado por famílias que buscam aproveitar a festa juntos. FOTO: Gabryele Martins/Repórter Junino

Cristina Barbosa visitou o Parque do Povo, com seu marido e o filho de quatro anos, pela segunda vez. Para ela, existe a necessidade da adaptação e reinvenção das atividades para incluir crianças em programações próprias para elas: “Acho que falta algo voltado para as crianças, nem sempre dá para trazer porque a programação é mais voltada para adultos. Acho que faltam uns joguinhos, brinquedos, alguma atração gratuita para elas também poderem se divertirem.” 

 É o caso também de Laura Fernanda, que veio ao Parque do Povo com os sobrinhos pela primeira vez. Assim como os outros entrevistados, a segurança do evento foi aprovada, mas ainda faltam atividades para tornar o evento mais memorável para os pequenos. “É definitivamente um ambiente seguro para o público, esse ano mais que tudo, até agora eu gostei de tudo que eu vi, tudo está organizado, com bastante policiamento, trazer crianças não é um problema nesse sentido, mas faltam brinquedos públicos para as crianças.”, afirma Laura. 

Comentários