Turistas contam como é viver a experiência do São João em Campina Grande

Campina Grande, 19 de junho de 2023

O Maior São João do Mundo é visitado por pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo

Repórter: Samya Amado

Fotógrafo: Elisa Bernardo, Gabryele Martins e Samya Amado

Editora: Gabryele Martins


Festas de São João atraem milhares de turistas. Foto: Gabryele Martins/Repórter Junino

Vai se aproximando o dia de São João e o Parque do Povo segue no maior clima junino possível: frio, chuva, muito forró nas ilhas e vários turistas pelo local. Os festejos recebem visitantes de vários lugares, como é o caso do casal Diná Ragonha (60) e Demétrio Ragonha (61), que saíram de Rio Claro, no estado de São Paulo, para conhecer a festa na Paraíba. 

Diná disse que chegou em Campina Grande no último domingo (18), mas já estava na Paraíba conhecendo a capital do estado. Demétrio contou que está se sentindo seguro aqui e que está tudo muito tranquilo na festa: “É nossa primeira vez aqui [na festa]. Gostamos muito. Acredito que a parte de organização está legal e a parte de infraestrutura tá muito boa. Tá tudo tranquilo.”


Demétrio e Diná vieram ao São João de Campina pela primeira vez e já se encantaram. Foto: Elisa Bernardo/Repórter Junino

Uma das coisas que não pode faltar no São João de Campina Grande, além de muito forró, são as comidas típicas que encontramos pela cidade. O casal listou as comidas que mais gostaram até agora: “Carne de sol, cuscuz, canjiquinha e tapioca”. O desejo deles é poder voltar para a cidade mais vezes. 

Por falar em voltar mais vezes, tem gente que fez do Parque do Povo o seu “caminho da roça” e todo ano marca presença no São João da Rainha da Borborema. Lúcio Vieira (79) e Eleonora Vieira (69) são da cidade de Maceió, no estado de Alagoas. O casal chegou na cidade na última quinta-feira (15) e contou que, para eles, a festa de Campina é perfeita e eles não perdem nenhuma edição! “Todo ano nós estamos aqui, há mais de dez anos, só que agora é a primeira vez que nós viemos sozinhos! Nós enfrentamos sozinhos a estrada para estarmos aqui.” Contou Eleonora.


Apreciadores de festas juninas, Lúcio e Eleonora rasgaram elogios a Campina Grande. Foto: Samya Amado/Repórter Junino

Ela disse que o casal ama viajar e que também gostam de conhecer a festa de São João de outros lugares: “Sexta-feira nós estamos indo para Aracaju, pra curtir o São João de lá. Já conhecemos até agora [a festa de] Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE), além de Fortaleza (CE) e Maceió (AL). O nosso São João de Maceió é muito bom, mas o daqui é bem melhor”.

Na polêmica disputa entre Campina x Caruaru, Eleonora opina: “Campina Grande (PB) é mais organizada, sem dúvida! Temos mais de 18 anos de Caruaru (PE) e o São João de Campina é muito mais organizado. A prefeitura está de parabéns”. Lúcio Vieira deixa suas impressões sobre a festa: “O São João daqui é maravilhoso e faz jus ao que está escrito. O Maior São João do Mundo é aqui! E olha que nós conhecemos outros ‘São Joãos’. O que chama mais a minha atenção aqui em Campina é a organização. Aqui é muito bem organizada!”.

Falar do São João de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) não gera só polêmica, mas muitas risadas. O casal pernambucano Camilla Godoy  (44) e Fábio Dourado (45) contou com bom humor as nuances dessa relação dos estados vizinhos que disputam o título de Maior e Melhor São João. “Olha, fazem 23 anos que eu não venho em Campina Grande e eu me surpreendi com o crescimento e desenvolvimento da cidade. Tá de parabéns Campina Grande, tá de parabéns a Paraíba. Tá muito organizado, bem democrático, irreverente, você encontra de tudo aqui, então achei muito bom” ressaltou Camilla. A pernambucana comenta sobre a polêmica disputa: “Eu não quero ser bairrista, eu vou dizer que os dois [São Joãos] são tão bons um quanto o outro e eu me sinto bem aqui e me sinto bem em Caruaru. Eu acho que quem ganha é o povo que pode escolher se em Pernambuco ou [na] Paraíba, que são dois estados irmãos e tá muito bem representado no Nordeste.”


Recifenses também aproveitaram a noite n’O Maior São João do Mundo. Foto: Samya Amado/Repórter Junino

Fábio conta que a última vez que pisou na cidade ainda existia a festa “Micarande” e que ele não conhecia o São João. “Me surpreendeu. Muito bom mesmo! A gente chegou aqui pra passar o fim de semana, chegou na sexta-feira [16]. Ontem [17] não viemos pra cá porque tava chovendo e fomos pro distrito aqui perto [Galante]. Gostamos demais! No primeiro dia viemos [ao Parque do Povo] pra ir pro show de Xand Avião, aí hoje viemos conhecer a estrutura toda e estamos gostando demais”. 

Camilla fala sobre a programação do palco principal:  “Para mim, o melhor show desses três dias foi Xand Avião. Primeiro, porque ele fez uma homenagem ao Nordeste, fez uma homenagem a Flávio José, merecidamente! Como disse Elba Ramalho: no Nordeste a gente acolhe todo mundo, tem um céu pra todos brilharem. A gente acolhe, mas todo mundo precisa acolher o Nordeste também. Então vamos lá todo mundo acolher o Nordeste, que a gente é super receptivo!”

O turista explica que gosta muito de Pernambuco, mas também adora Campina: “A estrutura aqui, a cidadezinha daqui de Campina Grande, eu achei melhor do que a de lá. Lá tem os seus atrativos, tem o Alto do Moura que gostamos demais, uma Casa Rosa que a gente gosta demais também.” Já Camilla finaliza com muito bom humor: “Olha só, para mim, todos os dois estão representando bem o Nordeste.  Mas Campina Grande eu acho muito organizado e acho um São João um pouco Nutella. Já Caruaru é muito raiz, é muito Nordeste, é muito pé no chão, é muito chapéu de palha, muito bota na lama e isso é bom demais. Isso a gente adora!”

A pluralidade faz parte do São João do Nordeste e essa conversa ainda dá muito pano pra manga. Não importa se em Maceió, Caruaru ou Campina Grande, a festa precisa ser do povo e para o povo, para que a cultura nordestina seja fortalecida e a festa não se perca na história.Viva o forró e a cultura popular! Ainda temos muita festa até o dia 2 de julho. E aí, #PartiuPP?

Comentários