Campina Grande e sua história

Campina Grande, 21 de maio de 2009

 Segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande encontra-se no alto da Serra da Borborema a 122 km da capital, João Pessoa. Ocupando uma área total de 970 km, apresenta características como: temperatura média de 22º C, clima equatorial semi-árido, topografia levemente ondulada e uma população de aproximadamente 400 mil habitantes.

É uma região com potencial econômico voltado para a indústria, o comércio e a tecnologia. Campina Grande dispõe de estabelecimentos escolares em grande quantidade e qualidade, tanto públicas quanto privadas, que vão desde o maternal à Pós-Graduação. Vale salientar que suas Universidades são conceituadas nacionalmente. A cidade dispõe ainda de 18 hospitais públicos e privados, o que dá um total de 3.266 leitos hospitalares.

Considerada a “Rainha da Borborema”, a cidade demonstra através dos eventos turísticos que sua cultura continua viva. Festival de Inverno, Congresso Nacional de Violeiros, Encontro para a Nova Consciência, Micarande e, principalmente, o São João são os eventos de destaque na cidade.

O progresso da cidade se deve em parte à cultura do algodão que perdurou até a década de 1960. Depois Campina Grande começou a despontar no setor de tecnologia da informação com o seu Pólo Tecnológico formado pelo PaqTCPB, CCT-UFCG e diversas empresas que exportam para Europa, Estados Unidos e China.

Visitar Campina Grande é tomar um banho de cultura. Literatura de Cordel, Comidas Típicas Regionais, a Arquitetura peculiar das ruas do Centro da Cidade, no estilo Art-Decó, estão entre as peculiaridades que merecem ser conhecidas por quem visita a cidade.

No mês de junho, o som da zabumba, triângulo e sanfona se tornam a trilha sonora por onde quer que se ande em Campina Grande.

Origem da cidade

A cidade foi formada a partir de um povoado, quando em 1697 aqui se estabeleceu um aldeamento da Tribo dos Índios Ariús, trazido pelo Capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo, (Os Oliveira Ledo foram uma das principais famílias no início da cidade).

 Porém, estudos afirmam que, antes de Teodósio o lugar já era conhecido por Campina Grande, e inclusive, já havia um pequeno povoado instalado no local. Campina, que já se chamou Vila Nova da Rainha, foi, e continua sendo um ponto de ligação entre o litoral e o sertão. Por possuir uma excelente posição geográfica, a cidade se tornou uma das principais vias de acesso às demais cidades do estado.

 

Comentários