Ecoturismo: aventura o ano todo

Campina Grande, 25 de maio de 2009

Além do forró e do “Maior São João do mundo”, há opções para pessoas que procuram respirar ar puro e explorar desafios oferecidos pelas belezas naturais paraibanas.Pedra da Boca, Cachoeira do Roncador, Mata do Pau Ferro, esses são alguns exemplos de espaços naturais na Paraíba onde é possível fazer trilhas, escalar, ou até acampar.        

Pensando em explorar estes espaços naturais o grupo Raposas do Planalto realiza diversas viagens pelo interior paraibano.Para  Thiago Gomes (estudante de Filosofia e idealizador do projeto), Raposas do Planalto é um grupo de aventureiros iniciantes que tem em mente conhecer lugares novos, aprender uns com os outros e no futuro estruturar um grupo de aventureiros profissionais.

A história do grupo tem seu início em 2007, com estudantes da Universidade Estadual da Paraíba: “O grupo em si começou há cerca de dois anos atrás, mas eu já tentava reunir um pessoal há seis, quase sete anos.Foi difícil, mas quando entrei na universidade conheci pessoas mais ligadas à natureza e no decorrer do tempo formamos este grupo”, conta Thiago.

Atualmente o Raposas do Planalto é composto por 15 pessoas.“Somos um grupo aberto. Tentamos estruturar um grupo com objetivos semelhantes, oficialmente somos 15, mas geralmente aparecem os que nós chamamos de ‘vips’.”, afirma o idealizador.

O Raposas do Planalto costuma viajar de ônibus e descer nas cidades próximas, caminhando para o local desejado, fazendo de tudo para dificultar o acesso, deixar a viagem mais radical e assim fazer uma boa ‘trilha’.

A última viagem do grupo foi na semana santa, onde realizaram um acampamento na praia de Coqueirinho. “Em Coqueirinho obtivemos muita experiência,escalamos um penhasco numa noite de lua cheia. A princípio eu não estava de acordo com a idéia, mas acabou sendo massa. Terra, mochilas dificultando, vento, mata nativa e um luar destruidor sob o mar”,afirmou Thiago.

Os objetivos do grupo são valorizar o Ecoturismo na Paraíba, conseguir patrocínio para criar algum vínculo institucional, e possibilitar a criação de um núcleo turístico na Paraíba.

Quando questionado sobre o que é necessário para viajar e as recomendações para se fazer uma boa trilha, “Querer é 50% e os outros 50% acho que é ter uma mochila adequada, salienta Thiago.

Comentários