Repórter Junino 2009: “a notícia em ritmo de São João”

Campina Grande, 26 de maio de 2009

Com a presença de alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, além de representantes de todos os meios de comunicação local, foi lançado, oficialmente, nesta segunda-feira (25), no SESC Centro, em Campina Grande, o site Repórter Junino, projeto dos integrantes do Curso de Comunicação Social da UEPB que promove a cobertura jornalística do São João de Campina Grande.

A quinta edição do projeto, que envolve toda a Universidade e reúne mais de 700 participantes diretos e indiretos, foi lançada em meio a muita animação, com a participação do trio pé-de-serra Paraíba do Forró e da quadrilha junina Arraial da Felicidade.

Representante da reitora Marlene Alves, o vice-reitor Aldo Maciel abriu o evento, classificando o site como um espaço adequado para que os estudantes desenvolvam a prática da profissão. “Nada mais justo que a Universidade financie um projeto como este e é bom que o Repórter Junino se torne uma atividade permanente, já que a dança, música, culinária e indumentária do São João estão presentes em nossa cidade o ano inteiro”, disse.

Para a professora Águeda Cabral, uma das organizadoras do projeto, o quinto ano do Repórter Junino já começa com muito empenho e a expectativa é de que haja novos colaboradores, além de alunos e professores de Jornalismo. “Aguardamos o incentivo e a participação do público em geral, já que assim haverá uma maior troca de informações e a fortaleça a pretensão de que o site, em pouco tempo, abranja toda a região Nordeste”.

Sobre os percalços que um projeto como este costuma encontrar para que seja realizado, o professor Rômulo Azevedo, chefe do Departamento de Comunicação, lembrou que, em 2005, os participantes chegaram a pensar o Repórter Junino não teria continuidade. “Hoje ele mostra que, quando não encontramos dificuldades, o trabalho não nos dá tanto prazer”, frisou.

Aliado ao Repórter Junino, a professora Gisele Sampaio e a aluna Natália Quintela fizeram a apresentação do projeto Agenda de Notícias, que aborda o tema “Feira Central de Campina Grande: um olhar sobre o cotidiano”. A iniciativa visa fazer com que os alunos conheçam um pouco mais e divulguem a cultura local da cidade, através de uma atividade prática na área do Jornalismo Opinativo.

As atividades do Repórter Junino serão elaboradas pelos alunos do Curso de Comunicação Social além do dia 28 de junho, quando se encerra oficialmente o São João campinense e podem ser conferidas no site www.reporterjunino.com.br .

Diferencial

De acordo com a professora Gisele Sampaio, o objetivo do Repórter Junino não é fazer o mesmo trabalho da grande mídia, mas cobrir o que está por trás dos bastidores, fazendo um acompanhamento em making off de toda a estrutura e do universo midiático que é a festa junina.

“A cada versão do São João se descobrem coisas novas e esse ano um dos focos mais importantes é a aproximação não só com que a mídia faz diante do acontecimento, mas de toda a preparação e o pós-evento, o ‘desarrumar a casa’, avaliando como Campina Grande fica, quais são as repercussões que isso provoca, se foi benéfico ou não”, explicou a professora.

Uma parceria interessante para a execução do projeto vem sendo formada há quatro anos entre o Departamento de Comunicação Social da UEPB e o Curso de Computação da Universidade Federal de Campina Grande. Enquanto os futuros jornalistas preparam o conteúdo do site, os estudantes de Computação fornecem apoio ao desenvolvimento tecnológico, orientação sobre o design e funções do site.

O professor de Engenharia de Softwares da UFCG, Marcelo Barros, que acompanha o Repórter Junino desde a primeira edição, afirma que, neste ano, além do suporte à parte tecnológica e de treinamento de todas as pessoas envolvidas, a novidade será o acréscimo de novas funções na área de economia solidária e empreendedorismo cultural. Isso fará com que a população possa ver o site não apenas como um veículo de informações, mas, também, como possibilidade de divulgação dos meios culturais que estão envolvidos com a tradição do São João, como as festas, fatos, eventos, comidas e danças típicas.

“Em outras palavras”, explica Marcelo Barros, “o site poderá fazer propaganda de pessoas simples, como os vendedores ambulantes de produtos juninos, que não têm como pagar por esse tipo de serviço. Nós prepararemos toda a publicidade, entrevistando-os, publicando fotos, extraindo os diferenciais e fazendo as matérias publicitárias. Assim, o Repórter Junino se mostrará como um canal de marketing que tem cada vez mais visibilidade”, finalizou.

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