Você sabe o que é Folkmarketing e sua relação com o São João de CG?

Campina Grande, 26 de maio de 2010

 

Uso da xilogravura em publicidades para bebidas

Uso da xilogravura em publicidades para bebidas

Fogueiras, pamonha, canjica, xote, palhoças, um trio pé de serra pra animar os forrozeiros. Tudo isso são ingredientes de uma festa junina. Mas há muito tempo só isso fazia partedas festividades do mês de junho na paraíba. Há alguns anos, o São João de Campina Grande tornou-se um belo atrativo para os olhos de grandes empresas. Tradição ou espaço para marketing de grandes empresas, a festa de São João no Nordeste está ganhando novos contornos, indumentárias, músicas e tamanhos.

A cultura popular é definida como aquela criada pelo povo e apoiada numa concepção de mundo toda específica, e também na tradição, mas em permanente reelaboração. Ao propor essa relação entre marketing e as festas populares, estamos diante de um novo cenário: o da folkcomunicação. Segundo Luís Beltrão, “a folkcomunicação é o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, idéias e atitudes de massa, através de agentes e meios ligados diretamente ao folclore”

O São João de Campina Grande é um exemplo de apropriação de elementos da cultura “folk” pela cultura de massa e especificamente como ícones construtores da identidade da cidade para fins de marketing cultural e atrativo turístico

O Folkmarketing surge, no seu processo de comunicação, onde a utilização das manifestações folclóricas e elementos das culturas populares é usado como tema central da estratégia comunicacional.

Atualmente, uma das maneiras encontradas pelas empresas para atingir suas metas é o investimento na Cultura, como instrumento de marketing.

Neste sentido, a Paraíba possui um potencial cultural rico em manifestações populares, expressa na dança, na música, na comida típica, na moda, no cinema, no artesanato, na religiosidade, no comportamento, nas artes plásticas e na literatura, entre outras manifestações.

Este mosaico cultural motiva as empresas públicas e privadas a criarem ou a associarem-se aos projetos culturais, com o objetivo de informar ao público de que são parceiras naquele projeto cultural, chamando a atenção para a existência dos seus produtos ou serviços e ascendendo à posição de patrocinadores do evento.

Através do Folkmarketing, as organizações públicas e privadas identificam-se com seus públicos alvo falando a linguagem que eles querem ouvir e mostrando as imagens que eles querem ver, fazendo assim com que percebam os valores que querem agregar para suas marcas e/ou produtos.

E é nesse contexto, do Folkmarketing, que várias empresas, que patrocinam o São João de Campina Grande estão se inserindo.  A cada ano, o espaço para o marketing no parque do povo aumenta e quem ganha são os espectadores do maior São João do mundo.

 

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