Escassez de chuvas ameaça venda de milho

Campina Grande, 31 de maio de 2010

A escassez de chuvas ameaça a produção dos principais símbolos das festas juninas aqui na Paraíba: as comidas típicas feitas com milho. Faltam poucos dias para o início do Maior São João do Mundo e o grão está em falta nas feiras livres, fato que preocupa os comerciantes e consumidores.

Encontrar milho na feira central de Campina Grande não foi tarefa fácil, a pouca quantidade que é vendida lá, não vem das lavouras paraibanas. Segundo feirantes, a previsão é que o produto venha de outros estados como Bahia, Ceará e até mesmo Brasília. A importação acarretará aumento no preço do produto.

O preço de 50 espigas por R$ 15,00 não agradou os consumidores. A expectativa é que esse valor aumente para R$ 40,00 na semana do São João. A procura pelas comidas típicas é grande, mas de acordo com Socorro Oliveira, que produz pamonha há 10 anos, as vendas estão comprometidas pela falta do produto, “tem dias que agente nem faz a pamonha, porque não tem o milho”, afirma a vendedora.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística – IBGE a falta de chuvas provocou quedas expressivas de 41,0% nas estimativas da produção de milho no estado. O gerente da EMBRAPA Antônio Aristeu, informou que esse ano a safra do milho foi baixa tanto na produção de culturas nativas como de irrigação.

Comentários