Conheça a história do Santo mais festejado do Nordeste

Campina Grande, 23 de junho de 2010

 

São João Batista é o santo mais popular dos festejos juninos. E na véspera do dia de seu nascimento, dia 23 de junho, muitas famílias nordestinas preparam a fogueira, foguetões e comida de milho para festejar o Santo São João e agradecer pela fatura da colheita.

João Batista, conhecido popularmente por São João, foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Nasceu no dia 24 de junho, data que a Igreja Católica realiza sua festa. Era Filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Ele apareceu como pregador itinerante no ano 27 depois de Cristo e tem o sobrenome Batista por ser precursor do Batismo.

João Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência.  Através de um estilo de vida extremamente simples, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo”. Conhecido como profeta, João Batista alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal, o batismo nas águas do rio Jordão para simbolizar uma mudança interior de vida. Até Jesus Cristo foi batizado nesse rio por ele.

João era um pregador heróico. Falava ao povo expondo os líderes injustos e as suas transgressões. João Batista não queria simpatia. Ele pregava a mudança, chamava “raça de víboras” os incrédulos e malévolos, e com o indicador apontado, tal como Deus o tinha feito anteriormente.

Em certa época, São João passou a ser perseguido e foi atirado na prisão por haver censurado o rei Herodes Antipas, quando este se casou com Herodíades, a mulher de seu meio-irmão. Segundo a Bíblia, Herodes ficou fascinado ao vê dançar à jovem Salomé, filha de Herodíades, e prometeu-lhe que daria tudo o que foste pedido. Instigada pela mãe, Salomé pediu a cabeça de João Batista, que lhe foi entregue numa bandeja no ano 29 depois de Cristo.

Conheça a oração e uma simpatia de São João Batista

Oração a São João Batista
“São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor… Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém.”

Simpatia de São João
Para obter proteção e alegria faça o seguinte: em uma bacia com água, junte cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de são João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.

Comentários