Artesã produz objetos a partir do bagaço da cana-de-açúcar

Campina Grande, 26 de junho de 2010

O artesanato representa a cultura e a riqueza de um povo, de uma região. Cada lugar tem uma característica específica. E, durante os festejos juninos em Campina Grande, parte dessa cultura pode ser vista no Parque do Povo na barraca Arte da Terra. A artesã Maria José, natural de Areia, no brejo paraibano, há dez anos confecciona artesanato com o bagaço da cana de açúcar. O processo é demorado, mas a artesã diz não se incomodar.

“Eu faço tudo com muito amor e carinho e esta arte é exclusiva na cidade de Campina Grande e tem uma característica peculiar por não poluir o meio ambiente e ainda promove a reciclagem.”

Dos engenhos da cana-de-açúcar para a cozinha da artesã, o bagaço chega bruto. Depois, ele passa por um processo, onde é lavado, em seguida, cozido e colocado nas telas, nas quais, se transformam em folhas de papel que dão origem ao artesanato.

Todo esse processo resulta em belas peças de arranjos florais, porta- retratos, embalagens de presentes, baú, etc. Os produtos podem ser vistos até o dia 04 de Julho na Barraca Arte da Terra, localizada no parque do Povo.

Comentários