Sítio São João promove cultura nordestina

Campina Grande, 31 de maio de 2011

Aberto ao público durante os festejos juninos da cidade de Campina Grande-PB, o Sítio São João é uma representação cenográfica de uma vila de interior do Nordeste com diversos elementos rurais.

Fora da extensão do Parque do Povo, o Sítio está localizado na Avenida Manuel Tavares, numa área que ocupa cerca de 150m², e que no ano anterior recebeu um público estimado de 149 mil. De acordo com o idealizador do projeto, o vereador João Dantas, espera-se este ano uma maior visitação. “O sítio continua no mesmo local do ano passdo, e isso, facilita o deslocamento dos turistas”, afirmou João Dantas.

Na sua 14ª edição, o Sítio São João incorpora a cada ano uma nova estrutura da cultura nordestina, além da Bodega, Casa de Farinha, Capela, Engenhos, Casa do Ferreiro, Tipografia, Difusora e Foto Mochila, presentes na edição passada, para 2011, o idealizador afirmou que será acrescentado outros elementos no museu etnográfico do cangaço. Ele acrescenta: “meu sonho é que o sítio tenha um local próprio e que seja aberto ao público durante todos os dias do ano e não apenas durante o São João”, destacou João Dantas.

As atrações musicais, como trios de forró, cantoria de viola, repentistas, declamadores de poesia nordestina e outros artistas se apresentam no Arraial, de lado das plantações de milho, cana-de-açúcar e sisal. E assim, os visitantes irão dançar no terreiro da Casa principal, da mesma forma dos festejos juninos da zona rural. E, além disso, vão assistir as apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos. “Faço questão de mostrar ao público o autêntico forró e também o processo de confecção da farinha de mandioca e da fabricação artesanal de cachaça e rapadura” declarou o idealizador.

O Sítio João é um espaço dedicado à cultura popular, que retrata com lealdade as paisagens das cidades do interior e o modo de vida dos nordestinos dos séculos 19 e 20. Segundo João Dantas, serve também como um resgate cultural para as novas gerações e fonte de pesquisa da história dos festejos juninos.

Comentários