Balaio de ritmos no São João de CG

Campina Grande, 4 de junho de 2011

Durante o período junino o Parque do Povo se transforma no “Quartel General do Forró”, mas andando pelos corredores do Maior São do Mundo é possível encontrar espaços onde podem ser ouvidos outros estilos musicais. É o caso das barracas “Black White”, quiosque “Junior Ao Quadrado” e o Tenebra Bar, alternativas ao tradicional forró e suas variações.

A Black White surgiu depois que os amigos de Ailton Nascimento, responsável por este empreendimento, reivindicaram um lugar que se assemelhasse a uma boate. Há luzes coloridas e um flash que simulam uma danceteria, quatro pessoas servem drink’s e batidas doces feitas à base de álcool.

No quiosque do “Junior Ao Quadrado” foi criado o “palcozinho” denominado assim, “porque ele é o menor palco do mundo”, diz Ubiratan Junior, responsável pelo quiosque. O espaço é reservado para o brega e o maracatu. De acordo com Ubiratan, o objetivo é democratizar o acesso a outros estílios musicais durante o São João.

Caminhando mais um pouco a ciranda, o côco de roda fazem a festa no TenebraBar. O nome surgiu a partir das apresentações da banda do tenebra, vocalista e proprietário do bar. A banda não tem nome, no entanto é aguardada com ansiedade no São João.

Os “dois pra lá e dois pra cá” predominam no São João, mas no quartel general do forró há espaço para as mais diferenciadas manifestações da música regional, e também outras alternativas.

Edição: Lidiane Neves

Comentários