Economia criativa foi tema nesta sexta

Campina Grande, 10 de junho de 2011

O 8º Seminário de Folkcomunicação, continuando sua programação, realizou mais uma mesa redonda, nesta sexta (10). Com o tema: Turismo e Festas no Contexto da Economia Criativa. Ministrada por Verônica Almeida de Oliveira Lima (CESREI) a mesa foi composta por André Luiz Piva (UFPB) José David Campos Fernandes (UFPB), Giovanni Farias Seabra (UFPB), João Morais de Sousa (UFRPE) e Rosa Maria Nascimento Correia (SEBRAE-CG).

O tema mais discutido da mesa, foi a interação da Economia Criativa tendo o Turismo como foco lucrativo. Dentro de um contexto cultural, foram levantadas várias hipóteses de lucrar com Economia Criativa utilizando a Cultura como ferramenta atrativa ao Turismo. Visto que, o Folkcom está acontecendo durante a primeira semana do Maior São João do Mundo, o que não faltou, foi sugestões de como utilizar da Cultura e Tradição para lucrar com São João.

O professor André Luiz Piva, ainda destacou a importância das bandas de Forró Eletrônico e Quadrilhas Estilizadas – que ultimamente estão sendo alvo inúmeras críticas – “Se analisarmos economicamente, veremos que estas bandas de Forró Estilizado estão movimentando dinheiro, gerando renda e emprego em vários setores” afirmou o professor, que por fim, citou o exemplo da Walt Disney como Economia Criativa em torno do Turismo. “Eles aproveitaram a cultura para gerar uma fabrica de dinheiro. Construíram um complexo que os faz lucrar desde as simples visitas, até as hospedagens hoteleiras. Eles criaram um mundo onde todo o lucro se volta para eles” finalizou.

Edição: Lidiane Neves

Comentários