WEB TV: celebrando Santo Antônio e os namorados

Campina Grande, 12 de junho de 2011

Celebrando Santo Antônio, o primeiro dos santos juninos, e valorizando as tradicções nordestinas, nossa equipe visitou a “Pedra de Santo Antônio”, no município de Fagundes/PB. Durante as gravações conhecemos Sr. Gabriel e D. Salete que, conforme a tradição, passaram pelas frestas da pedra e mantém, com fé, um matrimônio de 47 anos. Além disso, você poderá conferir a tradição, a lenda e imagens belíssimas do local, que fica a cerca de 800 metros acima do nível do mar, com uma visão privilegiada da cidade de Campina Grande. Confira!

CASAMENTO COLETIVO MOVIMENTOU A PIRÂMIDE JACKSON DO PANDEIRO

O casamento coletivo é um dos eventos mais tradicionais d’O Maior São João do Mundo. Todos os anos inúmeros casais são beneficiados com a cerimônia realizada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande.

De acordo com o secretário-adjunto de Cultura, Alexandre Barros, a Pirâmide Jackson do Pandeiro recebeu uma decoração especial para acomodar os casais. Também aconteceram apresentações artístico-culturais que animaram o evento. Os noivos tiveram direito a vestidos, ternos, fotos e bolo de casamento. A cerimônia foi celebrada pelo juiz Dr. Quéops, com o acompanhamento de um promotor de justiça, na noite do dia 12 de junho (dia dos namorados), também véspera de Santo Antônio, o Santo casamenteiro.

SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa, batizado como Fernando, único herdeiro de uma abastarda família burguesa. Teve uma infância tranquila até que optou pelo hábito. O frei português trocou o conforto, a herança, a família pela vida religiosa. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho e, porteriormente, na Ordem Franciscana, quando adotou o nome de Antônio, numa homenagem a Santo Antão.

Antônio chegou a conhecer, durante a assembléia geral da ordem em Assis, em 1221, seu mestre inspirador São Franciso,  conhecido por falar com os bichos e ter recebido as chagas do próprio Cristo. Viajou à cidade de Pádua onde priorizou as pregações. Lá adoeceu e faleceu, aos 36 anos de idade, mas o seu exemplo permaneceu, transformando-se no protetor dos pobres, o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração.

Twitter: @webtvjunina | E-mail: webtvjunina@gmail.com.

Comentários