Repórter Junino visita Museu Luiz Gonzaga

Campina Grande, 29 de maio de 2012

Obras em granito do escultor Zé CotóO São João de Campina Grande este ano conta com algo de especial, é comemorado o centenário de Luiz Gonzaga. E para conhecer um pouco mais sobre o rei do baião e seu trabalho , nada melhor que uma visita ao Museu Fonográfico Luiz Gonzaga.O “ velho Lua” como é popularmente chamado, nasceu em 13 de dezembro de 1912 e faleceu em 2 de agosto de 1989. Em 2012 , se vivo estivesse, completaria cem anos.

Uma das principais entidades do Brasil que preserva e divulga a vida e obra de Luiz Gonzaga, o Museu Fonográfico Luiz Gonzaga conta com coleções de vídeos, livros, retratos, filmes, áudios, jornais, instrumentos musicais, com destaque para coleção de discos que vão dá década de 40 até a década de 80, além de diversas obras de outros artistas nordestinos. 

“Apesar de ser um tímido incentivo à população para conhecer melhor Luiz Gonzaga, o museu se esforça para proporcionar as pessoas cultura popular nordestina”, disse o fundador e mantenedor do museu , Sr. José Nobre de Medeiros. Zénobre, como é mais conhecido, fundou o museu em 1995 a partir de sua coleção particular sobre o rei do baião. “ Gonzaga não era apenas um forrozeiro como muitos pensam, ele era um artista completo que apreciava vários estilos de musica, principalmente estrangeira.” continuou Zénobre. 

O Museu Fonográfico Luiz Gonzaga , fica localizado na Rua Presidente Costa e Silva, no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande e funciona de segunda a sexta-feira das 14 às 17 horas.

Imagens: João Paulo
Edição: Lidianne Costa

Comentários