Santos Juninos: Orações e devoções

Campina Grande, 6 de junho de 2012

O mês de Junho é destacado pela tradição católica através de homenagens à santos e em forma de devoção os religiosos fazem simpatias, pedidos e orações, aproveitando também para agradecer as bençãos recebidas durante o ano através de festas e fogueiras.

Conhecido como “Santo Casamenteiro”, Santo Antônio é o primeiro homenageado do mês, seguido por São João e São Pedro, respectivamente. Conta a história que os primeiros festejos juninos no Brasil remontam o periodo colonial, desde então tornou-se tradição. Além dos balões, fogueiras e comidas típicas as pessoas também destinam-se a profissão da fé, através das missas realizadas nas comunidades.

O agricultor Josinaldo de Andrade (42) residente no município de Mogeiro, agreste da Paraíba, nos conta que são realizadas novenas destinados aos santos, que durante o ano retribuem as orações por meio de chuvas e lavouras. “Apesar da grande seca este ano, estamos confiantes que São João e São Pedro não nos deixará na mão, vou acender a minha fogueira, esperar e comemorar,” ressaltou.

Em algumas cidades, principalmente no Nordeste, o mês de Junho torna-se atrativo festivo chegando a durar 30 dias, e a essência religiosa torna-se esquecida pelas novas gerações. “Essa juventude de hoje em dia nem sabe o verdadeiro sentido das festas juninas, em vez de agradecer aos santos com orações, colocam milhares de bandas para tocar.” afirmou a aposentada Augusta Cesário (73).

Os santos devem ser lembrados tanto pelo agricultor e pelos religiosos, como pela sociedade urbana atual, pois eles remetem cultura e tradição, permitindo que o mês de junho não seja como outro qualquer, mas sim de muita alegria, expectativa e devoção.
 

Edição: Carmem Nascimento
Imagens: Laura Andrade

Comentários