Xique Xique: revista de moda e cultura é lançada

Campina Grande, 29 de maio de 2014

A relação entre moda e festejos juninos é mais íntima do que a maioria das pessoas pensa. Ambas são representações culturais e símbolos de um povo, de seus hábitos, de suas histórias. Entendida como expressão de cultura pelo Governo Federal desde 2011, a moda e sua linguagem traz consigo representações emblemáticas que podem facilmente ser identificadas. É o caso da chita e sua relação intrínseca com as festas juninas, usada na decoração, nas roupas e nas comemorações de uma das épocas mais importantes para o povo nordestino.

Foi pensando nisso que a turma de Comunicação e Moda do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da UEPB trouxe esse patrimônio imaterial brasileiro para a primeira edição da revista experimental Xique Xique. De periodicidade semestral e conteúdo aprofundado sobre um tema específico do universo da cultura de moda, a publicação fez um verdadeiro dossiê temático sobre a chita, sua história e sua relação econômica, social, cultural e emocional com o povo nordestino. É por esses e outros motivos que ela também faz parte do lançamento do já tradicional projeto do Repórter Junino, da mesma instituição. “Nossa ideia é fazer cada edição com um tema único, para possibilitar o aprofundamento no assunto e evitar o jornalismo superficial. Queremos fazer um movimento contrário ao do mercado tradicional, em textos e imagens que busquem reflexão”, explica a professora Agda Aquino, idealizadora do projeto.

A Xique Xique tem esse nome em alusão à cultura nordestina e faz um trocadilho com o universo da moda ao relacionar a planta característica da caatinga com o termo chique. A primeira edição teve o envolvimento de 27 alunos do curso, que se subdividiram em basicamente três equipes: fotografia, produção de moda e texto. “Produzir a revista é legal não apenas por passarmos pela execução de um produto midiático completo, desde a reunião de pauta até a finalização, mas também por possibilitar uma boa visibilidade no mercado profissional”, comenta o aluno Ivan Andrey. Para o aluno Kaio Lenno Araújo a Xique Xique é uma forma de unir as duas áreas em que ele sonha atuar: jornalismo e moda. “A revista tem como diferencial a forma como ela trata a moda, de maneira aprofundada e sem os vínculos comerciais das tendências, o que nos deixa mais livres para abordar a cultura”, explica.

Refletir sobre o universo da moda de forma profunda, aliando a teoria à prática, é também um diferencial para o profissional de mercado, segundo o aluno Everton Davi. “O profissional que não foca apenas no conteúdo superficial, que estuda e desenvolve projetos com aprofundamento teórico maior, ele se destaca”, comenta. Para ele, outro ponto forte da publicação é tratar de temas pouco comuns e/ou divulgados pela mídia tradicional. “Outra coisa importante que a revista tem feito é exercitar a criatividade e também o desenvolvimento do pensamento artístico. Fazer com que o aluno pense fora da caixa e fuja do convencional, essa tem sido para mim a parte mais proveitosa da experiência da revista”, destaca Everton.

A versão impressa da Xique Xique será publicada pela editora na UEPB nos próximos meses. O número seguinte já está em produção e tem a renda como tema, também patrimônio imaterial do povo brasileiro. “A próxima edição está ainda mais inovadora e criativa do que a primeira, os alunos realmente se envolveram no projeto e juntos estamos produzindo conteúdo diferenciado e de qualidade”, conta Agda. A Xique Xique está disponível para visualização e download no site www.issuu.com/revistaxiquexique. Você também pode acompanhar a página da revista no Facebook com material exclusivo no link: https://www.facebook.com/Revistaxiquexique

Serviço: Lançamento do projeto Repórter Junino, do projeto Gente Nossa, da Revista Xique Xique e do vídeo-documentário sobre a professora Águeda Cabral. Apresentação cultural do grupo de 10 sanfoneiros Sivuquiando da UEPB, além do Sanfoneiro João Batista e Forró Bunito.
Local: Central de Integração Acadêmica da UEPB, Bodocongó, Campina Grande.
Dia/Horário: 29/05/14 – 19h
Entrada: Gratuita

Comentários