5ª edição do “Gente Nossa” estreia com Luizinho Calixto

Campina Grande, 6 de junho de 2016  ·  Escrito por Berg Ramos  ·  Editado por Emanuelle Carvalho e Aldair Rodrigues  ·  Fotos de Berg Ramos
3b4c7492-fc21-4eae-b41b-6984b774f3d5

Luizinho Calixto sendo entrevistado por alunos de Jornalismo da UEPB

 Na manhã desta segunda- feira (6), o “Gente Nossa” abriu a série de entrevistas com os artistas locais que expressam as verdadeiras manifestações culturais nordestinas nas vertentes musicais, literárias e também da poesia.

 O convidado que estreou a edição 2016 foi Luizinho Calixto. Conhecido como  “Rei do fole de 8 Baixos”, Luizinho também é sanfoneiro, compositor, cantor, artista plástico e professor de Sanfona de 8 baixos no Centro de Arte e Cultura da UEPB .

 Luiz Gonzaga Calixto é filho caçula de dona Maria Tavares Calixto e de Seu João de Deus Calixto. É paraibano de Campina grande, nasceu em 21 de junho de 1956. Herdou do seu pai o dom de tocar fole de 8 Baixos. Gravou seu primeiro disco na década de 70 no Rio de Janeiro. É dono de um riquíssimo acervo musical, disco de vinil e cds, hoje é reconhecido como “O Rei do Fole de 8 Baixos”, tido como um dos melhores do mundo.

 O programa teve transmissão ao vivo pela Rádio e TV web da UEPB. A exibição teve a duração de uma hora, começando as 9h e seguindo até as 10h. Em um papo super descontraído e  regado a muito forró, Luizinho Calixto falou de sua vida e obra, influências musicais, trajetória pessoal e profissional, além de tocar ao vivo grandes sucessos de sua carreira.

Luizinho Calixto encantando ao som dos Oito Baixos

Luizinho Calixto cantando e encantando ao som dos Oito Baixos

 Para Luizinho Calixto, o “Gente Nossa” é de fundamental importância para os artistas locais, pois o programa abre espaço e eterniza as obras dos artistas paraibanos.  Luizinho também falou sobre a experiência de participar do projeto. “Participar do Gente Nossa foi muito gratificante, pois a gente conversa de perto, responde perguntas que a gente não tá acostumado a ouvi-las”, declarou ele.

 Já para a professora Goretti Sampaio, esse primeiro programa superou as expectativas. Ela fez vários elogios a equipe de produção. “ Se eu tivesse que emitir uma nota eu daria 11, foi excelente  o nível de profissionalismo de toda equipe que realizou esse primeiro programa”, enfatizou.

 Goretti também falou sobre as expectativas dos próximos programas e os objetivos. “Para os próximos programas, temos pautados mais 9 artistas, então as expectativas são as melhores, esperamos manter esse nível de profissionalismo até o fim, pois além de estarmos contribuindo para a construção da memória dos artistas locais, também estamos habilitando nossos alunos dentro de um processo de linguagem multimidiática que se insere dentro do projeto”, explicou.

 O “Gente Nossa” é um programa multimidiático produzido por alunos de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba e coordenado pela professora doutora Goretti Sampaio, com o intuito de construir a memória dos artistas da Paraíba que expressam de várias formas a cultura popular Nordestina.

Transmissão ao vivo:

Comentários