Ministério Público do Trabalho lança campanha para combater exploração infantil no período junino

Campina Grande, 31 de maio de 2017  ·  Escrito por Kaique Henrique e Thiago Conserva  ·  Editado por Djane Assunção  ·  Fotos de Thiago Conserva
Lançamento da campanha

Lançamento da campanha

Na manhã desta terça-feira, (30), o Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), lançaram a campanha contra exploração infantil no período junino. O evento aconteceu no Sítio São João, localizado no bairro do Catolé.

A programação teve início às 09h30 com um café da manhã para os convidados e também com muito forró pé de serra. Em seguida, houve uma apresentação feita pelas as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que trouxeram por meio de uma encenação, a realidade das crianças que sofrem com a exploração do trabalho. Em outra oportunidade, apresentaram também o projeto denominado “Para não dizer que não falei das flores”, que retrata a exploração sexual infantil. Finalizando as exibições, as crianças do Projeto Tamanquinhos das Artes, tocaram músicas como “Cai Cai Balão” e “Asa Branca” com violinos e flautas. O projeto tem a coordenação de Eneida Agra Maracajá

Forró pé-de-serra

Forró pé-de-serra

Após as apresentações, iniciou-se a formação da mesa para o lançamento oficial da campanha que contou com Procuradores, Secretários Municipais, representantes de órgãos de Assistência Social e representantes dos poderes, Executivo e Legislativo de Campina Grande.

Procurador do MPT-PB Raulino Maracajá

Procurador do MPT-PB Raulino Maracajá

O Procurador do MPT-PB, Raulino Maracajá, destacou a relevante contribuição do projeto e enfatizou a importância da união dos órgãos públicos para combater o trabalho infantil e os abusos sexuais no período junino. “É uma ação Inter setorial, que envolve diversos órgãos públicos (municipais, estaduais e federais), cada um contribui um pouco de acordo com sua atribuição e essa junção de esforços vem trazendo diversos e interessantes resultados positivos”, frisou.

As ações do MT-PB ocorrerão com a fiscalização contínua durante os 30 dias de festa e com punições aos comerciantes que explorarem a mão de obra infantil. “A fiscalização ocorrerá em Campina Grande e Patos, através de buscas ativas e a campanha é muito importante para que a sociedade tenha conhecimento e pare de fomentar a exploração infantil de alguma forma e os comerciantes que explorarem o trabalho infantil terão os contratos reincididos e não poderão comercializar no Parque do Povo”, pontuou o Procurador.

Coordenadora do PETI Jussara de Melo

Coordenadora do PETI Jussara de Melo

A coordenadora do PETI, Jussara de Melo, falou sobre a dinâmica do trabalho durante os festejos e como os órgãos municipais contribuem. “Conseguimos nos últimos três anos instalar uma base no Parque do Povo, em que toda situação relacionada a crianças e adolescentes desacompanhadas, tanto na área interna como externa. As crianças serão acompanhadas a nossa base e o Conselho Tutelar é acionado, temos uma sala de atendimento que a Educação faz a abordagem e a Assistência faz o trabalho de proteção”.

O encerramento do evento no Sítio São João aconteceu por volta das 11h30, com muito forró ao som de Romildo do Acordeom e Vam, sanfoneiro da banda Karkará.

A campanha está com uma # nas redes sociais para abranger sua divulgação: #CampanhaChegaDeTrabalhoInfantil

Comentários