Forró Cultura: um resgate cultural na educação

Campina Grande, 22 de junho de 2018  ·  Escrito por Fernanda Moura, Rafael Lima e Pollyane César  ·  Editado por Emanuelle Carvalho  ·  Fotos de Natasha Leoni
evento

O Forró Cultura une toda a comunidade escolar da cidade de Aroeiras. Foto: Natasha Leoni

A cidade de Aroeiras, localizada há aproximadamente 57 km de distância da cidade de Campina Grande-PB, se destaca ao realizar todos os anos o Forró Cultura. O evento acontece na escola Estadual Carlos Pessoa Filho, a maior da microrregião do estado e conta com a participação de toda a comunidade escolar. O homenageado deste ano foi o Professor Dudé das Aroeiras, figura de grande contribuição e importância para a cultura local.

O Forró Cultura surgiu há mais de 25 anos, e foi idealizado pelos professores à época, Odair Falcão, Patrícia Germano e José Severino da Costa mais conhecido como Dudé das Aroeiras. Um dos organizadores do evento deste ano é o professor, Lucas Xavier, ele nos conta o porquê da criação do evento: “a gente pensou e criou o forró cultura com intuito de resgatar a cultura que foi perdida a algum tempo, onde tínhamos com trios de forró, grupo de xaxado e as apresentações culturais que aconteciam e que estão se perdendo. Então tentamos resgatar essa cultura com engajamento dos alunos e professores que fazem esse fortalecimento para essa cultura”.

O evento trouxe além de muita cultura, salas temáticas produzidas pelos próprios aluno abordando temas como: problemas sociais, violência contra a mulher, racismo, corrupção além de uma sala que contava toda a trajetória do homenageado Dudé das Aroeiras. É a segunda vez que a estudante Gabriela Domingues do 2º ano participa do forró cultura, e em conversa com a equipe do repórter junino destacou a participação dos alunos no evento, “é muito difícil as escolas trabalharem a cultura. Os jovens pensam mais em tecnologias. Então é muito importante momentos assim para os alunos”, disse ela.

A festa junina contou ainda com a apresentação do coral da escola que interpretou o hino da cidade e lançaram o hino da escola, em seguida teve a participação do grupo de dança formado por alunas. Com mais de 10 anos de atuação, a quadrilha ‘Junina tá Pegando Fogo’, tem uma longa história de apresentações tanto em festas escolares como em toda região, levando o nome da quadrilha junina e da cidade nos quatro cantos da Paraíba.

O estudante Sandro Martinelle há 2 anos participa da quadrilha e nos conta da alegria de contribuir com o evento: “É um prazer mostrar a cultura, já que a quadrilha também é um elemento cultural. E esse ano vamos trazer o tema dos filhos de Nazaré, uma história que vem do Pará, e vai apresentar os elementos como carimbó, e depois sobre o nordeste onde vamos representar as tradições do são João”.

Dudé das Aroeiras

A Estadual Carlos Pessoa Filho foi fundada em 1972 e José Severino da costa Barbosa, mais conhecido como Dudé das Aroeiras, é um dos mais antigos professores da instituição, exercendo a profissão há 38 anos. Dudé é conhecido como, cantador, poeta, escritor, mesclando entre a sua vida cultural e o magistério.

dudé

As produções de Dudé compõem o repertório cultural da cidade de Aroeiras. Fotos: Natasha Leoni

Por sua grande contribuição para o desenvolvimento cultural da cidade de Aroeiras e da própria escola, Alane Gomes diretora da escola, explicou os motivos da escolha do homenageado: “esse ano a gente quis fazer um momento diferente, homenageando um dos professores mais antigos. E essa escolha foi pelo fato dele ter contribuído em diversos aspectos para a cidade, com várias obras, como o hino da cidade, poemas, músicas sempre inspirando os alunos”, explica ela.

Os alunos junto aos professores realizaram diversas homenagens durante o evento, com leituras de poemas e músicas feitas por ele, como também contaram toda a sua trajetória de vida  artística e docente. Foi com muita alegria que Dudé das Aroeiras afirmou o orgulho de ver um evento ao qual colaborou na criação, continuar fazendo parte de um dos acontecimentos mais importantes da cidade durante o São João.

“É uma alegria  ver o forró cultura perdurar até hoje, então é motivo de muita satisfação. O que queremos é o resgatar e a manutenção da nossa história, nossa cultura e tradição, que o aluno saiba de onde ele vem e pra onde ele vai. Porque é a cultura é que nos levas para um direcionamento na vida”.

A tarde foi encerrada pela banda local, Rebeldys do Forró. O forró Cultura além de fortalecer a cultura entre os jovens, possibilita a interação e confraternização de toda a comunidade escolar da cidade de Aroeiras-PB.

 

Comentários