Como as tecnologias transformaram o São João

Campina Grande, 23 de junho de 2023

Nos seus 40 anos, o São João de Campina Grande se moldou para fazer jus ao título da cidade de maior polo tecnológico da Paraíba


Repórteres Ester Bezerra e Paloma Mahely
Editora e supervisora: Verônica Oliveira


Linha do tempo: São João e as tecnologias – Arte: Autoria própria

Caracterizada como o segundo maior festejo popular do país, ficando atrás somente do Carnaval, a festa de São João é um show de tradição e cultura. Durante sua construção histórica, as comemorações foram adquirindo características de diversos lugares, até se tornar o que conhecemos hoje. Apesar de ainda carregarem algumas especificidades de região para região, a maioria dos elementos que compõem a festa são os mesmos.

Mas, não se pode falar em São João sem citar Campina Grande. Cidade do interior da Paraíba, a “Rainha da Borborema”, como é carinhosamente chamada, é também conhecida por ser berço do “Maior São João do Mundo”. Das quadrilhas às apresentações no Parque do Povo (espaço onde são desenvolvidas quase todas as atividades juninas), a cidade disponibiliza um mês inteiro de festejos, recebendo artistas renomados e reverberando em cada esquina muito, mas muito, forró.

Porém, quem participou das primeiras edições da festa, consegue identificar diferenças evidentes na atualidade. O São João vem se transformando junto com o mundo e as evoluções tecnológicas, isso não se pode negar.

Quem acompanhou de perto, sabe que, apesar da essência ser a mesma, festejar o São João é diferente hoje em dia. As sensações, os registros, e tantas outras motivações, não são mais a mesma coisa. Charles Dias Simões foi uma das pessoas que pôde testemunhar parte desse processo.

Charles é repórter cinematográfico e fotógrafo. Atualmente, trabalha na Rede Ita (emissora de TV de Campina Grande afiliada da TV Cultura) e, no passado, fez cobertura pela TV Borborema e para uma produtora de vídeo com o nome de Alpha Vídeo. Portanto, alguém com 30 anos de bagagem, certamente tem muita história para contar.


Charles Dias Simões fala sobre a tecnologia no jornalismo – Foto: Arquivo pessoal

Relatando algumas memórias que marcam essa transição, Charles compartilhou em um minuto, hoje com ar cômico e nostálgico, episódios relacionados às transmissões que, na época, o fizeram passar alguns perrengues. Confira o vídeo!


Cinegrafista Charles Dias fala em um minuto sobre sua experiência.

Para além das transmissões e formas de se fazer registro, outros aspectos sofreram mudanças. Por exemplo, será que Angélica continua indo de táxi?

O setor da mobilidade, sem dúvida, está incluído nesse pacote de transformações. Um aplicativo ganhou fama no Brasil a partir de 2017, e muitos fazem uso dele diariamente, ou, em ocasiões específicas. O “Uber” , que aos poucos foi conquistando a confiança de diversos usuários, é hoje um dos meios de transporte mais utilizados. Portanto, o táxi foi perdendo cada vez mais espaço no mercado. Além da diferença de preço, a facilidade no serviço contribui para que o Uber seja mais utilizado, e, na época do São João, ganha ainda mais visibilidade. Outro meio mais barato, porém mais demorado e menos confortável, é o serviço de ônibus, com linhas especiais acrescentadas à frota. O serviço de transporte municipal, funciona até as 04h da manhã, porém, o diferencial desse sistema de locomoção é a gratuidade para alguns passageiros e possibilidade de meia passagem para outros.


Os mapas com geolocalização facilitam o transporte urbano. Foto: captura de tela

Os aplicativos para celular são grandes parceiros na hora de se locomover, seja utilizando o Uber e seus semelhantes, ou se situando através do Google Maps, que indica onde e a que horas os ônibus chegarão até o passageiro, além do fato de que calcula o tempo gasto até a chegada ao destino final.

Além disso, em 2023, o São João de Campina Grande comemora seus 40 anos e os investimentos são maiores. Em se tratando de segurança, as câmeras com reconhecimento facial que já eram utilizadas na entrada do Parque do Povo, foram também integradas aos uniformes dos agentes de polícia. 

E é claro que muito desse desenvolvimento se deve por conta das redes sociais. Criadas para encurtar a distância entre amigos, acabou gerando uma rede de compartilhamentos, com uma proporção gigantesca! E essa rede tem ajudado a tornar o São João ainda mais conhecido, especialmente quando o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, e isso auxilia no processo de visibilidade dos festejos. Um participante que se preze, certamente já publicou algum story no Instagram com a hashtag ‘partiupp’.

Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais  – Foto: Autoria própria

A Prefeitura Municipal de Campina Grande tem sua própria conta no Instagram, e lá, compartilha a programação do Maior São João do Mundo, fazendo com que a partir daí mais pessoas divulguem para amigos e familiares. Além disso, quem não pode estar presencialmente, participa de forma remota, através das lives que ganharam força nos últimos anos.

Comentários