Tradicional show de Elba Ramalho e queima de fogos marcam a véspera de São João em Campina Grande

Campina Grande, 24 de junho de 2023

O Quartel General do Forró foi comandado apenas por artistas nordestinos em noite que antecede o dia do Santo Junino.

Repórteres: Felipe Bezerra e Jônatas Venâncio

Fotógrafa: Débora Andrade e Gabryele Martins

Editora: Alberta Figueirêdo


Tradicional apresentação no Parque do Povo comemora véspera de Santo Junino. Foto: GabryeleMartins / Repórter Junino

Nesta sexta-feira (23), a véspera de São João no Parque do Povo foi marcada pela tradicional queima de fogos ao som de “Olha pro Céu Meu Amor” na voz da cantora paraibana Elba Ramalho. O palco principal do evento também recebeu os shows dos artistas Amazan, Capilé e Sofia Gayoso.

Em uma noite composta apenas por atrações paraibanas, foi de Sofia Gayoso a responsabilidade de iniciar os trabalhos. Ela que é formada em Direito, resolveu se render à música em meio à pandemia de Covid-19 após ter abandonado sua profissão. A mesma afirmou estar em êxtase e incrédula por ter a oportunidade de subir no palco principal do Quartel General do Forró. Sofia, apesar de ter sido criada em João Pessoa, é natural de Campina Grande.


Sofia Gayoso em coletiva de imprensa. Foto: Débora Andrade/ Repórter Junino

Ainda durante entrevista, a equipe do Repórter Junino perguntou sobre seu filho, Luan Estilizado, estar seguindo os mesmos passos do pai, e, de quebra, ter sido convidado para cantar em duas oportunidades no palco principal: “O orgulho é de quem incentivou-o, do maior fã dele, que sou eu… O desafio não foi fácil, até mesmo para superar as críticas, colocando uma criança com a vozinha ainda, e ser criticado por isso. Mas você saber o que estava fazendo, e não era porque ele é o meu filho, mas por acreditar no talento dele. E está aí a prova!”, completou o poeta.Amazan, que além de cantor é prefeito de Jardim do Seridó, cidade do Rio Grande do Norte, cantou seus maiores sucessos para seus fãs e pessoas presentes. Músicas como “É hoje que eu só chego amanhã” e “A cabritinha” estavam em seu repertório. Apesar do público modesto por conta do clima frio e chuvoso, o show foi um sucesso e bem atrativo para aqueles que gostam de dançar um bom forró raiz.


Amazan durante show na véspera de São João. Foto: Débora Andrade/ Repórter Junino

Tradicional show de Elba Ramalho encanta público

Ao lado de grupos folclóricos, Elba subiu ao palco do Maior São João do Mundo por volta das 23h. Mesmo debaixo de chuva, o Parque do Povo reuniu milhares de campinenses e turistas para prestigiar a tradicional queima de fogos com a chegada do dia de São João. Segundo a organização do evento, o espetáculo de cores que ganhou o céu da Rainha da Borborema teve a duração de sete minutos.

Pela primeira vez no São João de Campina Grande, a jornalista Bárbara Mendonça, de Recife, veio especialmente para ver a rainha da noite, Elba Ramalho. “Estou na expectativa de ver ela. Eu sou maluca por Elba, toda vez que ela está em Recife eu estou nos shows, encerramento de Carnaval, em tudo. Então, quero ver ela aqui na terra paraibana”, comentou a jovem que veio acompanhada dos amigos e familiares.

Durante coletiva de imprensa, a cantora relatou que estava honrada em dividir o palco com outros artistas da terra. “Eu fico honrada, isso é bom. A gente tem que valorizar o que está vindo, o novo, e o que já está também. Afinal de contas, esses artistas passam o ano inteiro preparando sua sanfoninha, sua zabumba, o triângulo e a sua voz para subir no palco e cantar na noite de São João. É merecido que todos estejam”, pontuou a artista.


Show de Elba trás elementos da cultura nordestina. Foto: Gabryele Martins / Repórter Junino

Ao final, Elba ressaltou a importância da valorização da cultura nordestina, assim como dos artistas locais. “O São João é do forró, forró é de junho, junho é do forró. Eu priorizaria quase integralmente a nossa tradição. Agora, não sou eu que organizo, ou então você transforma isso aqui em uma festa multicultural. Vou deixar só uma questão no ar: tira o frevo de Olinda, tira o axé da Bahia e tira o samba do Rio de Janeiro, o que vai acontecer?”. Em participação especial, Elba cantou junto do cantor e compositor Juzé, que interpretou Totonho repentista na novela Mar do Sertão, da Globo.

O encerramento da noite foi por conta do cantor campinense, do bairro da Liberdade, Capilé. Autor de grandes sucessos como “Capital Mundial do Forró”, “Menina Linda do Mar” e “Eu Vou Pro Zepa”, o artista já se consagrou no São João de Campina Grande, onde se apresenta todos os anos.

Na edição dos 40 anos d’O Maior São João do Mundo, Capilé canta a música tema da festa “Xote, xaxado e baião”. Neste sábado (24), se apresenta o cantor cearense Fagner e a paraibana Roberta Miranda. Além dos artistas Jonny Garotinho e Fabrício Rodrigues. As apresentações começam às 18h30 e seguem até as 3h.


Dançarinos durante show do cantor Amazan. Foto: Débora Andrade/ Repórter Junino
Comentários