36° Salão do Artesanato: Uma Celebração da Criatividade e Cultura Regional

Campina Grande, 25 de junho de 2023

O tema deste ano é “tudo vira arte na feira de Campina”

Repórteres: Bianca Menezes e Louyz Rodrigues

Fotógrafa: Bianca Menezes

Editora: Alberta Figueirêdo 

Campina Grande recebe um verdadeiro festival de criatividade e talento artesanal com a realização do 36° Salão do Artesanato. O evento, que acontece na entrada da cidade, conta com a participação de mais de 500 expositores, oferecendo uma variedade impressionante de produtos feitos à mão.

O espaço montado para o evento proporciona aos visitantes uma imersão no universo do artesanato, com diferentes técnicas e materiais representados. Couro, renda, crochê, xilogravura e também artesanato indígena, onde são encontrados pelos corredores do salão. Para facilitar a identificação, placas acima de cada bloco indicam qual material é utilizado na confecção dos produtos expostos.

Bovinos em madeira, sandália em couro e canecas grafadas com lettering. Foto: Bianca Menezes/ Repórter Junino.

No entanto, o Salão do Artesanato não se limita apenas à exposição de peças genuínas e autênticas. Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer e adquirir outros produtos relacionados à economia criativa do Estado. Entre os destaques estão o iogurte de cabra, uma deliciosa opção para os apreciadores de laticínios, e a cachaçaria, que oferece  uma seleção de bebidas artesanais de alta qualidade. Além disso, um espaço dedicado às comidas típicas da região foi montado, proporcionando uma verdadeira experiência gastronômica.

Algumas pessoas iniciam essa jornada desde cedo, como o caso da Eurídice Honorato,natural de Alagoa Nova – PB, sua influência com bordado começou quando era criança, com isso, suas habilidades para bordar foram se aperfeiçoando cada vez mais. Leva sua arte para os salões de Campina Grande, João Pessoa, Belo Horizonte e  Brasília. “Eu digo que o bordado pra mim é renascer em mim o meu viver. O meu estilo de bordado são variados, eu tenho jogo americano, linhão, cambraia de linho, guardanapos com dois tipos de tecidos, porta papel, roupas, toalhas de vários tamanhos e formas, e outros diversos” relata a paraibana.

Por trás de cada arte, existem histórias de onde tudo começou. Rosinete Porto, é natural de Campina Grande e suas produções são voltadas para o crochê há mais de 20 anos: “Eu iniciei no crochê após a perda de um filho, entrei em depressão e procurei alguma coisa que me tirasse daquela situação, e encontrei no crochê a minha tábua de salvação.”.  Rosinete se faz presente no salão há mais ou menos 10 anos, seja na feira de Campina ou em João Pessoa, o que se tornou um hobby. Ela ressalta o quanto gosta de estar produzindo e se sente bem, e  mesmo quando não dá rendimento, ainda assim não desiste pelo fato de ser prazeroso levar sua arte para as pessoas. Produz bolsas, opções de cama, mesa e banho, e vestido de noiva.

Rosinete Porto, Crochê. Foto: Bianca Menezes/ Repórter Junino.

Sobre a programação, um palco foi instalado próximo a saída para receber diversas atrações musicais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos. Os visitantes podem desfrutar de apresentações artísticas que valorizam a cultura local e animam o ambiente do evento, até mesmo para quem se garante dançar um forrózinho.

Rodrigo Porto é natural de Campina Grande e visitou pela primeira vez o Salão de Artesanato. “É muito interessante, nunca tinha visto tanta variedade de produtos artesanais. A importância de acontecer essa feira, é que o turista venha, conheça e também leve algo do que a paraíba tem como cultura” comenta.

O Salão do Artesanato se consagrou como um ponto de encontro para os amantes do artesanato e da cultura regional. A diversidade de técnicas, materiais e produtos oferecidos reflete a riqueza criativa da região e a habilidade dos artesãos em transformar simples materiais em verdadeiras obras de arte. O evento promove não apenas a valorização do artesanato, mas também impulsiona a economia local, destacando a importância da cultura e da criatividade como motores do desenvolvimento sustentável.

O Salão está localizado na avenida Severino Cabral,s/nº, no Catolé, próximo ao Partage Shopping em Campina Grande. O Salão funcionará das 15h às 22h, até o dia 2 de julho.

Aldenira Mendes.  Foto:Bianca Menezes/ Repórter Junino.

Comentários