São Pedro e São Paulo: Santos transmitem um legado de amor e esperança 

Campina Grande, 29 de junho de 2023

Os dois santos juninos são comemorados no dia 29 de junho.

Repórter: Matheus Farias

Fotógrafo: Mateus Araújo

Editora: Alberta Figueirêdo 

“Eis os santos que, vivendo neste mundo plantaram a Igreja regando-a com o seu sangue, beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus”.

(Antífona da Solenidade de São Pedro e São Paulo)


São Pedro, o guardião das chaves celestiais. Foto: Mateus Araújo/Repórter Junino.

Amor e confiança na providência divina: esses são os maiores ensinamentos de São Pedro e São Paulo, dois santos católicos lembrados pela comunidade cristã nesta quinta-feira (29). O primeiro é conhecido pela sua força e o segundo por ter dito:Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine’’. Eles possuem inúmeros fiéis que buscam seguir o legado que deixaram.

Segundo a Bíblia, Pedro nasceu com o nome de Simão, na região da Galiléia, sendo irmão de André, outro apóstolo do cristianismo. Conheceu Jesus após uma pescaria e depois de convertido passou a ter funções relevantes no grupo de apóstolos, além de testemunhar vários milagres de Cristo. A tradição diz que o primeiro Papa da Igreja Católica morreu crucificado de cabeça para baixo pelos romanos, pois o apóstolo não se sentia digno de morrer como seu Mestre.

São Paulo, embora não costume ser tão lembrado quanto São Pedro no dia 29 de junho, teve um papel importante na expansão do cristianismo ainda no início da Igreja Cristã quando era perseguida pelo Império Romano. Os textos bíblicos indicam que o santo junino viveu por muito tempo nas tradições judaicas e perseguindo os cristãos até ter uma experiência sobrenatural com Jesus, passando assim de perseguidor a discípulo fiel dos ensinamentos de Cristo.


Fiéis rezam para São Pedro. Foto: Mateus Araújo/Repórter Junino.

Lila Nunes faz parte da Paróquia Sagrada Família em Campina Grande e diz que Paulo deveria ser mais lembrado pela população: “ Eu sempre gosto de dizer que o dia 29 é dia de dois santos. Por que falar só em um e esquecer do outro se estavam todos juntos no mesmo espírito?’’. Ela diz ainda que os apóstolos foram grandes evangelizadores. “ Eles nos ensinaram a seguir Jesus com fé, amor e esperança. Acredito que todos nós devemos exercer com perseverança os dons que Deus nos dá’’, afirma a fiel.

Gabriela Lucena é católica e destaca a importância dos dois santos dentro do contexto teológico: “ Apesar da cultura popular lembrar com maior ênfase a figura de São Pedro, encerrando as festividades juninas, e ligando diretamente a sua imagem ao guardião das chaves do céu, São Pedro e São Paulo têm importância indispensável para os cristãos católicos. São, inclusive, considerados colunas da Igreja”. Para ela, os apóstolos deixam “Um legado de entrega total e sem medo à vontade de Deus, chegando a entregar a própria vida por causa de Cristo. Pedro pela cruz e Paulo pela espada’’.

Comentários