Tradição Familiar: Junto com o tradicional São João, famílias criam elos afetivos durante o período junino

Campina Grande, 30 de junho de 2023

Família leva amor para seus clientes em forma de comidas regionais

Repórter: Isabella Silva. 

Fotógrafa: Isabella Silva. 

Editora: Raquel Nuto

Detalhes do empório. Foto: Ana Lima/Repórter Junino

O São João é uma tradicional festividade junina, considerada a segunda maior festa realizada no Brasil. Por haver tantos anos de comemoração, é inevitável não relacionar momentos e pessoas a essa época de junho. E é a partir dessa tradição que famílias buscam manter a regionalidade e proximidade entre os demais, entre elas, está a família Raposo que valoriza essas relações e tende a  continuar o legado materno adiante. 

O estabelecimento que prioriza a regionalidade, Empório Raposo, localizado ao lado de uma das entradas para o Parque do Povo, na rua Desembargador Trindade, é a marca registrada de regionalismo e amor paraibano. O comércio tem a colaboração de toda a família, sendo Margarete Raposo a coordenadora geral. O prazer em produzir comidas típicas, a base de milho, esteve muito antes do estabelecimento virar o “Empório”. O amor pela comida típica paraibana estava na raiz da família, produzindo os alimentos para comercializar em cantinas. A mãe de Margarete Raposo, explorava a comida regional e a comida de milho era uma paixão: “Ela deixou esse legado pra gente”, comentou Margarete. 

Margarete conta detalhes sobre o estabelecimento. Foto: Ana Lima/Repórter Junino

O local, que já passou por diversos nomes, sempre atuou por meio de encomendas, sem uma produção massiva e abrange diferentes alimentos, como  a pamonha, canjica, bolos de macaxeira, e demais comidas regionais comercializadas há mais de 30 anos. O comércio funciona totalmente de forma familiar, Albaniza e Verusca também fazem parte da administração juntamente com Margarete que afirma que se preocupa mais com o legado da mãe: “Eu prefiro manter a qualidade, do que algo grande demais e perder o controle dessa qualidade”. 

O sentimento afetivo não fica apenas na família Raposo, mas também a aqueles que consomem do seu produto. Por serem produtores artesanais, com uma mão de obra voltada para a família, seus clientes se tornam fiéis e buscam por um paladar que relembre histórias ou até mesmo crie memórias. Quando questionada sobre a valorização dos clientes, Margarete enfatiza sobre sua maior preocupação : “Prezamos muito pelo nome de mamãe porque os clientes que temos são clientes fidedignos, buscando sempre a inovação, mas mantendo a base das receitas de mamãe”. 

Detalhes do empório. Foto: Ana Lima/Repórter Junino

Por mais que seja um ambiente de comercialização, o Raposo Empório possui uma história de tradição, amor e relações por trás. Margarete Raposo procura trazer acolhimento e relembrar épocas que marcaram a família: “A questão da nossa cultura, ano passado fizemos aqui uma sala de casa de madeira, e esse ano fizemos estilo as bodegas antigas, para que quem chegar possa identificar nossa cultura” – comenta ela. 

Priorizando as raízes paraibanas, a família procura sempre deixar a marca materna, como também a regionalidade que ela tanto amava e foi passada como herança para seus filhos. O São João de Campina Grande possui diferentes histórias e faz parte de memórias de diferentes famílias, sejam turistas ou campinenses da terra. 

Comentários